
Quem não se lembra daquela miúda de 15 anos que, em 2000, foi "atirada aos lobos" nas gravações da novela de sucesso da TVI 'Jardins Proibidos', quase sem experiência de representação? Também lá estava a amiga Daniela Ruah, hoje uma estrela querida em Hollywood, mas o nome de quem falamos é o de Vera Kolodzig, hoje com 37 anos, e transformada numa mulher segura de si.
Vera sofreu uma transformação na sua vida e, aos 32 anos, depois de quase seis a viver sempre muito ansiosa, descobriu um caminho alternativo, declarou guerra ao stress, às inseguranças e venceu o medo. E hoje transformou essa mudança em nova filosofia de vida e num plano 'B' existencial.
O momento de viragem, a atriz deve-o, em parte, ao ator e ex-marido, Diogo Amaral, de 40 anos. Foi num momento, em Inglaterra, quando o acompanhava a uma clínica reabilitação e desintoxicação de drogas pesadas naquele país, que Vera teve uma crise de ansiedade, que a assustou, se tornou uma epifania e mudou radicalmente a sua vida.
PÂNICO NA CAMA DE HOTEL
Em entrevista ao programa da SIC, 'Alta Definição', Vera Kolodiz contou o momento em que tudo aconteceu e também o tremendo susto que apanhou, além de reconhecer a sua quota de culpa (a da permissividade) nos males da relação. "O Diogo tinha um problema de adições e claro que isso afeta as relações mais próximas. Mas esse não era o único problema. Era também o facto de eu permitir. É importante haver essa auto-responsabilização. A partir do momento em que tinha o Mateus (filhos de ambos), também tinha de ter consciência do exemplo que lhe queria passar", confessa.
A consciência do problema é que teve contornos dramáticos e assustou a atriz. Depois de o ter acompanhado até ao norte de Inglaterra, a atriz viveu uma situação "limite": "Tive um momento de ansiedade muito grande na altura em que o Diogo foi internado e eu estava muito preocupada com o Mateus e com ele, claro. Olhei para mim, eram 15 horas da tarde e estava deitada na cama de hotel com o meu coração a bater, com muita força, e estava muito triste. E de repente pensei: 'O que está acontecer comigo?'", conta, revelando como a espiritualidade, meditação e o autoconhecimento acabaram por ser os pilares que a ajudaram a ultrapassar esta fase menos positiva da sua vida.
O casal acabou por não resistir ao processo, duro. Cada um seguir o seu caminho, mas terá ficado uma amizade, garante a atriz, que decidiu falar do assunto depois de o ex-marido ter assumido publicamente as suas adições. "Nunca deixámos que nenhum conflito nosso passasse para o Mateus...", garante a atriz que agora alinha como apresentadora na RTP e como atriz na série 'O Clube' na plataforma de 'streaming' da OPTO (SIC).
Vera decidiu fazer o luto da relação durante quase três anos, fez terapia e ficou sozinha por opção. "Gosto muito da minha companhia. Sinto-me feliz sozinha", disse então, até se voltar a apaixonar, em 2019, por Ruben Maio, proprietário da padaria Fado Baker, com quem entretanto já terminou o relacionamento, no Natal de 2021.
PROJETOS PARA VENCER A ANSIEDADE
Nos últimos cinco anos, a atriz começou um processo de mudança de vida que a levou aonde está agora. À The Mag, Vera revela todas as novidades: "Criei o meu próprio projeto, que é a 'Kológica', que é o meu 'podcast' de desenvolvimento pessoal e de raciocínio positivo e agora estou a fazer cursos online com a Kológica.com, e com algumas experiências", avança.
Dos cursos e das palestras online, a atriz, que dia 4 regressa ao pequeno ecrã na pele de "Vera Radical", que é como quem diz: apresentadora feminina do programa da RTP1 'Missão 100% Português', ao lado do colega e amigo João Paulo Rodrigues, de 43 anos, decidiu arriscar e fazer o primeiro (ela espera que de muitos) retiro de 'Saúde e Yoga - Viver sem ansiedade', na Serra da Estrela.
E é isso mesmo que nos revela. "Vou fazer agora o meu primeiro retiro, estou muito contente com todas estas experiências. O retiro vai ser num sítio maravilhoso na Serra da Estrela, o Ecoresort Vale do Rossim, que conheci com o programa da RTP e vai ser de 9 a 12 de junho. É um retiro de yoga e de saúde integrativa porque eu conheço várias pessoas e junto vários terapeutas de várias áreas", revela.
Vera assume que o encontro, que vai ter palestras, aulas de respiração, meditação, yoga e workshops de alimentação medicinal, "é uma coisa muito holística para lidar com a ansiedade. A minha proposta é que as pessoas consigam lidar com a ansiedade no dia a dia. Vamos ter técnicas de respiração e algumas palestras mais focadas na saúde e palestras sobre remédios naturais para a ansiedade, os efeitos mais científicos e depois estamos mergulhados na natureza que é super importante tirar um tempo para nós", reconhece.
A ideia de lançar o 'podcast' Kológica surgiu na cabeça de Vera em 2020, em plena pandemia e o seu objetivo é o de "desmistificar alguns temas relacionados com o bem-estar emocional e o de dar acesso a novas formas de pensamento, que pudessem levar as pessoas a viver e a relacionarem-se com os seus desafios de forma mais positiva", escreve na sua página, dando notícias de que a comunidade Kológica começou a crescer e até a atriz Ana Varela, que pudemos apreciar recentemente na pele de Ema, na novela da TVI 'Amar de Mais', lá está a dar cursos de sobre ecologia.
Confrontada pela The Mag, Vera Kolodzig revela como chegou a este patamar de controlo e autoconhecimento e como disse 'auf wiedersehen, goodbye' à ansiedade. "Isto tem a ver com a minha experiência pessoal nos últimos anos, e começou com a minha tentativa de desmistificar a ideia de as pessoas fazerem terapia. Eu fiz terapia e faço. E é super importante e eu quis começar a falar sobre isto", reconhece.
TERAPIA COM PSICÓLOGOS, MAS NUMA VISÃO HOLÍSTICA
Às suas sessões de terapia com psicólogos, Vera juntou o estudo de tratamentos com "as medicinas naturais, os reikis, a homeopatia, a naturopatia, os florais. Tento sempre optar por soluções mais naturais. Especialmente desde que o meu filho nasceu eu senti grandes transformações na minha vida e senti necessidade de começar a partilhar isso", confessa.
Prestes a fazer o seu primeiro retiro, Vera Kolodiz, garante que só quer "dar a conhecer este tipo de terapias e tenho recebido um bom feedback". e confessa: "É claro que aos 27 anos era mais ansiosa do que sou agora".