'
THE MAG - 20 anos, 20 nomes, 20 histórias Flash!

A pedra no sapato de Pinto da Costa! As razões porque o presidente do FC Porto nunca conseguiu esquecer Fernanda Miranda

Dirigente azul-e-branco viveu um casamento de cinco anos com Fernanda Miranda, mas voltaram várias vezes, umas em segredos, outras nem tanto assim. Há quem diga que o homem forte dos dragões nunca conseguiu esquecer a brasileira, 49 anos mais nova.
15 de junho de 2023 às 22:23
pinto da costa, fernanda miranda
pinto da costa, fernanda miranda Foto: Luís Vieira

Reza a história que Fernanda Miranda trabalhava numa loja de roupa num centro comercial junto ao Estádio do Dragão quando Pinto da Costa lá foi e se apaixonou perdidamente, enquanto esta lhe vendia um par de calças. Qual Ronaldo e Georgina de outros tempos, terá sido assim que começou a relação entre o dirigente do FC Porto e a brasileira, 49 anos mais nova, que fez correr muita tinta e há quem acredite que nunca vai acabar para o presidente azul-e-branco que tem em Fernanda "a sua grande pedra no sapato" que dificilmente irá esquecer.

Os amigos garantem que a jovem brasileira, agora a viver em Madrid e agente da FIFA, foi o último grande amor de Pinto da Costa, e aquele que lhe terá "ficado no goto" devido a uma série de mal entendidos que os fizeram acabar e reatar várias vezes o romance.

Pinto da Costa
Pinto da Costa

Certo é que quando conheceu Fernanda a atração foi tão forte que Pinto da Costa não hesitou em terminar o (segundo) casamento com a mãe da filha, Filomena Morais, para viver às claras este amor. Foi um escândalo, mais um para engrossar a longa lista de polémicas amorosas do presidente do FC Porto, que nunca se mostrou muito incomodado que se debatesse a sua vida íntima em praça pública: os outros que falassem que ele levava a vida com a leveza de um eterno adolescente, talvez o segredo para a sua longevidade.

Pinto da Costa, FC Porto, divórcios, Manuela Carmona, Porto, Filomena Morais, Foz do Douro, casamento
Pinto da Costa, FC Porto, divórcios, Manuela Carmona, Porto, Filomena Morais, Foz do Douro, casamento

Claro que a leveza foi fazendo, ao longo dos anos, algumas vítimas colaterais. Neste caso, tinha sido Filomena Morais, o que gerou algumas quezílias familiares com a filha Joana a nunca ter aceitado a relação com Fernanda, que era da sua idade, e tinha sido, na sua ótica, a grande responsável pelo segundo casamento dos pais.

OS ANOS DOURADOS

Certo é que Fernanda e Pinto da Costa viveram mais de cinco anos dourados, com direito a casamento em Touros, no Brasil, a terra natal da jovem, viagens apaixonadas pelo Mundo e muitos mimos para Fernanda e para o filho pequeno da jovem, de uma anterior relação, que o presidente dos dragões acolhia na sua casa.

Durante esse tempo, Fernanda manteve-se sempre discreta, sempre na sombra do marido e, talvez por ansiar alguma calma que anteriores relações não lhe tinham trazido, o amor entre Pinto da Costa e a jovem foi perdurando. A brasileira já tinha acumulado então uma enorme coleção de joias, malas e outros bens de luxo, que lhe iriam garantir, senão uma reforma dourada, pelos menos alguns anos confortáveis quando Pinto da Costa lhe faltasse, o que aconteceu mais cedo do que se esperava.

Pinto da Costa e Fernanda Miranda
Pinto da Costa e Fernanda Miranda

Sobre o que terá levado ao divórcio, muitos afirmam que Fernanda "deu o grito do Ipiranga" e deixou de ser apenas a sombra do marido, há quem diga que as confusões com a enteada, Joana Pinto da Costa, se tornaram, a dada altura insuportáveis e fizeram abanar a relação. A verdade é que a rutura aconteceu, em 2017, com os dois a seguirem caminhos opostos.

A MULHER QUE NUNCA ESQUECEU

Só que o divórcio não significou o fim. Depois da rutura, Pinto da Costa aproximou-se da atual companheira, a bancária Cláudia Campo, já sem a chama da paixão de outros tempos, mas ia sempre sabendo notícias de Fernanda. Os reencontros, comentava-se no Porto, aconteciam aqui e ali, mas terminaram quando a brasileira se apaixonou pelo empresário Miguel Osório.

Fernanda Miranda e Miguel Osório
Fernanda Miranda e Miguel Osório

Fontes garantem que, nessa altura, o presidente dos dragões "ardia de ciúmes", mas a vida seguiu e Fernanda acabou por ser mãe novamente, fruto da relação com o empresário. Uma união que espicaçou Pinto da Costa e fez com que este não esquecesse a relação com Fernanda, com quem acabaria por reatar.

Assim que o romance com Miguel Osório chegou ao fim, os contactos entre os dois voltaram a acontecer e a paixão explodiu novamente. Pinto da Costa mostrava-se então novamente apaixonado e surgia com Fernanda em jantares entre amigos, revelando que estavam juntos e felizes. Mas os problemas do passado acabariam por falar mais alto e a reconciliação durou poucos meses, com o homem-forte dos Dragões a voltar para Cláudia Campo e Fernanda a fazer as malas e ir viver para Madrid, onde se tornou agente de futebol. A pergunta que muitos fazem é: será que esta rutura será definitiva?

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável