'
THE MAG - THE DAILY MAGAZINE BY FLASH!

Bullying, vergonha e humilhações! Filho de Castelo Branco revive pesadelo do passado e toma medidas severas para proteger a mulher e a filha

Apesar de apoiar incondicionalmente o pai, Guilherme já fez saber que não vai permitir que as polémicas e confusões em que José Castelo Branco está envolvido afetem ou ponham em causa a sua família. O filho do socialite estabelece limites para não chegar a extremos, como no passado, em que esteve três meses sem dirigir a palavra ao pai.
20 de maio de 2024 às 20:37
Guilherme Castelo Branco, José Castelo Branco
Guilherme Castelo Branco, José Castelo Branco Foto: Liliana Pereira

A figura de José Castelo Branco sempre suscitou grande curiosidade e, à medida que o marchand d'art ganhava protagonismo, se destacava em reality shows e assumia a sua personalidade cada vez mais excêntrica, o filho, Guilherme, crescia como um adolescente em Portugal, sentindo na pele o outro lado da moeda.

Aceitar que o pai era diferente da maioria foi um processo delicado para Guilherme Castelo Branco que, fruto do primeiro casamento do socialite, com Maria Arlene, admite que chegar chegar a esse nível de maturidade exigiu muitas batalhas internas, o apoio dos mais próximos e até um período de 'corte', em que se precisou de afastar completamente de José Castelo Branco.

A única vez que falou publicamente sobre o assunto foi num frente a frente com o pai, no programa de Júlia Pinheiro, na SIC, em que recordou abertamente a sua infância e adolescência marcadas por alguns episódios de bullying e vergonha, pela figura ousada que o pai assumia então em reality shows como 'A Quinta das Celebridades'.

"Eu sofri bullying em várias situações. Nessa altura, muitas vezes chegava abalado a casa. Na minha turma, respeitavam-me muito. Mas os mais velhos, de outras turmas, faziam-me a vida negra. Chegava a casa e fechava-me na casa de banho a chorar. Ao longo do tempo, acho que fui aprendendo que as pessoas falam do que não sabem", assumiu Guilherme Castelo Branco, acrescentando que nem sempre entendeu a forma como o pai gosta de chocar.

Na longa conversa, Guilherme explicou ainda que, depois de várias situações complicadas, a 'gota de água' aconteceu num dia em que chegou à escola e viu dezenas de capas da mesma revista, com o pai vestido de mulher, espalhadas aqui e ali. 

"Houve um momento em que me afastei de si. Foi quando apareceu numa revista vestido como Tatiana Romanov. Cheguei à escola e havia revistas por todo o lado. Senti quase como se fosse uma ofensa do pai para mim. Eu depois com o tempo assimilei essa situação e acabei por compreender. Eu era muito novo e fiquei muito magoado nessa altura. Fiquei três meses sem falar com o pai. O pai estava em Nova Iorque", lamentou.

Com o tempo, Guilherme aprendeu tanto a aceitar como a orgulhar-se do percurso do pai e, hoje em dia, os dois mantêm uma relação de grande cumplicidade. Apesar disso, o filho do socialite aprendeu a criar algumas defesas para evitar situações como aquelas que viveu no passado, e que aplica agora num novo momento delicado para toda a família.

GUILHERME PROTEGE MULHER E A FILHA

Ao longo dos anos, Guilherme Castelo Branco sempre se tentou afastar dos holofotes mediáticos, deixando-os apenas para o pai. No entanto, a situação mais delicada da vida de José Castelo Branco acabaria por acontecer precisamente na sequência do batizado da filha de Guilherme, Constança, que motivou a vinda do socialite e Betty Grafstein a Portugal, o que desembocaria no caso de violência doméstica.

Um caso que deixou particularmente vulnerável o filho de José Castelo Branco, não só por o fazer reviver situações difíceis do seu passado, mas também porque as circunstâncias mudaram e, agora que tem uma filha, Guilherme de tudo fará para a proteger e evitar que Constança passe por tudo aquilo que ele foi obrigado a viver. 

Em entrevista à FLASH!, a agente de José Castelo Branco, Luciana Lima, admitiu mesmo que esse é o grande motivo pelo qual Guilherme optou pelo silêncio e por não se posicionar publicamente como uma voz ativa na defesa do pai. "O que o Guilherme diz é: 'Eu agora preciso de me focar na minha família, preciso proteger a minha família. Eu não quero que a minha filha passe por nada daquilo que eu passei'", fez saber.

Devido a esse facto, o jovem acabou por não acolher o pai em sua casa, ainda que José Castelo Branco tenha admitido que, ele próprio, nunca iria querer perturbar a paz e a família de Guilherme. "O meu filho tem-me dado um apoio incondicional. Mas queriam o quê, que eu fosse para a casa do meu filho, que está a fazer a sua vida, eu agora vou importunar a vida do meu filho? Que está a construir um novo caminho, com a sua família? O quê? Vou ficar a dormir no quarto da minha neta? Ele só tem dois quartos, não vive em nenhum palacete", explicou à 'TV Guia'.

Apesar de todos os muros que ergueu para proteger a família, Guilherme mantém-se firme no apoio ao pai, ainda que estabelecendo as devidas distâncias, sobretudo de todas as confusões mais escabrosas em que este está envolvido. 

Com uma excelente relação com Betty Grafstein, que conhece desde que era uma criança, Guilherme teve, inclusivamente, autorização para a ir visitar ao hospital, assumindo, no entanto, uma posição neutra e nunca abordando o caso que levou à instauração de um processo por violência doméstica.

"O Guilherme vai apoiar o pai em tudo, sem dúvida, mas agora há o outro lado da moeda: a mulher e sobretudo a filha, que é o que ele mais ama na vida e quer protegê-la acima de tudo. Isso faz com que tenha de pôr travões às polémicas e confusões em que o pai está envolvido porque ele já sofreu muito. Agora, é tempo de se focar nele, portanto ele vai estar ao lado do Zé, mas o Zé sabe que o Guilherme precisa do espaço dele, e que não vai permitir que isso respingue para o lado dele", diz uma fonte ouvida pela 'The Mag'. 

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável