
Esta segunda-feira, dia 11 de novembro, marcará certamente um antes e um depois na vida de Rúben Amorim. De técnico promissor do Sporting, passa a ter os olhos da Europa e do mundo postos em si com a nova aventura na liderança do Manchester United, onde os 7,7 milhões de euros que irá receber por ano lhe dão margem mínima para falhar.
Mas Rúben Amorim terá tempo para se deparar com as dores de cabeça e problemas da Liga inglesa. Por agora, é tempo de desfrutar do sonho. E se há uns anos lhe dissessem que o Manchester lhe iria enviar um jato privado para o ir buscar, estendendo-lhe a passadeira vermelha com todas as mordomias dignas de uma estrela, ele provavelmente não acreditaria. Mas é real.
Com os seus cinco 'golden boys', os membros da equipa técnica que, na transferência, exigiu que fizessem parte do 'pacote' e fossem com ele para Manchester, Rúben Amorim saiu de Beja pelas 11h00 da manhã de jato privado, fato escuro e sorriso no rosto. À espera, na sua nova cidade, tinha uma verdadeira comitiva, com uma escolta policial a levá-lo até ao centro de treinos do Manchester. À sua passagem, paparazzi não lhe davam descanso e, numa das vezes em que foi fotografado, Amorim parecia mesmo estar a esconder-se das objetivas dos fotógrafos. Pouco depois, chegaria ao centro de treinos com um largo sorriso de entusiasmo, sendo recebido com abraços dos responsáveis do clube.
The infectious Ruben Amorim smile on full display here #mufc pic.twitter.com/DTpbDWpDpi
No entanto, é uma realidade a que terá de se habituar, com o interesse sobre a sua figura a triplicar nas últimas semanas.
Num momento de emoções fortes, Amorim chega a Inglaterra como que a preparar terreno para a sua nova vida. Para já, estará sozinho, sem a família em Manchester, uma vez que há tanto para decidir que o treinador mal sabe para onde se virar. Para além de conhecer e arrumar os cantos à casa no seu novo clube, terá ainda de encontrar a casa perfeita para morar com a mulher, Maria João Diogo, e os dois filhos e também uma escola que satisfaça as suas exigências para os seus rapazes que, pela primeira vez, vão ser 'obrigados' a uma mudança de vida e a deixar o seu país por causa da profissão do pai.
Aquando do interesse do Manchester, o treinador, de 39 anos, expressou essa preocupação em tirar os filhos de Portugal e da sua zona de conforto a meio de um ano letivo, pelo que excluída não estará a hipótese de as crianças se mudarem para Inglaterra apenas pelas férias do Natal.
MULHER MUDA DE VIDA POR AMOR
Além dos filhos, também Maria João Diogo terá de fazer alterações profundas na sua vida, sendo que ainda não estará completamente fechado o destino que a designer dará ao projeto de decoração, 'Dois Tons', que tem com a sua melhor amiga, Raquel Viana, companheira do ex-futebolista Hugo Viana.
No entanto, é certo que a companheira de Rúben Amorim terá agora de ter um papel menos ativo na empresa, uma vez que se irá distanciar para dar início à nova vida. Além disso, também a amiga Raquel se mudará em breve para Inglaterra, uma vez que Hugo Viana integrará no próximo ano a estrutura diretiva do Manchester City.
Grandes mudanças para as duas amigas que, no entanto, têm o ponto a favor de contarem com o apoio uma da outra numa cidade que ainda lhes é estranha e onde vão começar esta aventura conjunta.
Recorde-se que, até aqui, Rúben Amorim só tinha vivido por uma vez no estrangeiro, no Qatar, quando ainda era jogador. Na altura, a mulher acompanhou-o, mas os dois eram ainda recém-casados e não tinham filhos, pelo que esta será a primeira grande prova de fogo para a família.