
O beijo dado sem consentimento a Jenni Hermoso na conquista do Mundial de futebol feminino pela Seleção espanhola teve um efeito dominó na vida de Luis Rubiales. Depois de se ver forçado a demitir-se da liderança da Federação, o espanhol acabaria por perder o salário anual de mais de 600 mil euros pelas suas funções, e ainda mais 250 mil que recebia da UEFA, e agora teme o fim de toda uma vida de privilégios.
O primeiro passo nesse sentido acabou de acontecer com Rubiales a assumir que, com a perda do chorudo ordenado, deixou de ter condições para pagar a hipoteca do luxuoso duplex onde vive no centro de Madrid. O antigo dirigente da Federação espanhola surpreendeu agora ao colocar o imóvel no mercado por 1,5 milhões de euros. O antigo homem forte do futebol do país vizinho mostra-se incapaz de fazer face aos encargos, uma vez que ainda está obrigado ao pagamento de uma pensão significativa à ex-mulher e à filha.
É o desfecho de uma história que muito deu que falar ao longo dos últimos meses, depois de o mundo ter condenado o beijo que Luis Rubiales forçou à futebolista Jenni Hermoso, deixando-a e às colegas profundamente constrangidas num momento que deveria ser de festa. Nos dias que se seguiram à conquista do Mundial pela Seleção espanhola, o feito das atletas foi praticamente esquecido e só se falou da polémica em torno do comportamento de Rubiales. No entanto, contra todas as expectativas este não se demitiu.
E de repente, toda uma vida de escândalos e polémicas veio a lume. No passado, já tinha sido acusado de agressão por Yasmina Eid-Mached, a arquiteta principal encarregada dos planos de renovação da sua casa, e ainda de corrupção, após ter assinado um contrato de 40 milhões de euros com a empresa saudita Sela, com a Kosmos, a empresa de Piqué (na altura ainda jogador do Barcelona) a receber comissões de 4 milhões por torneio, e de utilizar os fundos da RFEF para pagar a renda da sua casa em Madrid.
Como se isso não bastasse, foi também acusado de organizar festas de sexo com jovens numa moradia em Granada, durante a pandemia de Covid-19. O escândalo acabaria por ser denunciado pelo tio, que terá estado numa dessas orgias. "Um dia ele anuncia que à tarde vai haver uma festa e que vão chegar raparigas. (...) Quando vi as raparigas, de 18, 19 e 20 anos, eu fechei-me no quarto, disse ao Luis, 'Isto é uma loucura. Estamos a perder o norte, estás aqui com miúdas de 18 anos que podiam ser tuas filhas'", denunciou o tio de Rubiales.
E a verdade é que nas semanas que se seguiram ao polémico beijo, nada ficou por denunciar com os ataques a Rubiales a multiplicarem-se. Muitas foram as mulheres que se chegaram, então à frente, para atacar o espanhol e afirmar que também elas já tinham sido as vítimas, como foi o caso de Tamara Ramos, dirigente do sindicato espanhol Futebolistas ON. "Não me surpreende de forma alguma, principalmente porque o conheço há muitos anos e sofri com ele, o que me surpreendeu foi que ele tenha feito isso em público. Sofri humilhações, golpes e palavras, que não posso repetir, por parte de Rubiales, foi uma barbaridade por muito tempo (...). Na frente de todos, com o sarcasmo que tem, ele dizia-me: 'Vamos lá, vá, vieste para colocar as joelheiras'. (...) Ele perguntava-me qual era a cor da roupa íntima. Sendo mulher, ainda por cima no mundo do futebol em que somos poucas, com o poder que ele tinha e ainda tem hoje, é muito difícil enfrentá-lo", denunciou.
UM HOMEM DE MUITAS PAIXÕES
Discreto em relação à vida pessoal, Rubiales não tem uma namorada conhecida, de momento, mas durante mais de uma décadas viveu uma história de amor com a advogada Manuela Delicado Veiga, da qual nasceram as suas três filhas, Lucía, Ana e Elena, a quem se desfaz em elogios.
"São muito fortes, mais que eu. Eu considero-me uma pessoa forte, mas a força das minhas filhas não é normal. Tenho muita sorte com elas. A mais velha estuda História da Arte, é uma rapariga muito sensível e com um compromisso consigo mesma e com a sociedade, com uma força para estudar horas e horas. A do meio é a mais parecida comigo, quiçá a mais reivindicativa e tem uma inteligência incrível. E a mais nova… a minha futebolista", afirmou, mostrando continuar a manter uma relação de união com as filhas.
Após o final do casamento, nunca mais oficializou uma relação, mas houve alguns casos que deram que falar, entre os quais o affair com a pintora mexicana Roberta Lobeira. Em 2018, o dirigente deu que falar ao viajar até Manhattan na companhia da artista, numa deslocação alegadamente paga através de fundos da federação e para a qual foram inventadas reuniões com a ONU e com a liga norte-americana de futebol para encobrir o propósito da deslocação.
Além deste romance, houve ainda uma ligação que deu que falar à modelo Brigit Tenorio, a quem terá ajudado a subir na carreira, tendo-lhe arranjado um lugar de secretária na Federação.
Apesar dos muitos escândalos que protagonizou ao longo da carreira, Rubiales conseguiria sempre passar entre os pingos da chuva, vendo agora o beijo a Jenni Hermoso condená-lo por todas as polémicas em que esteve envolvido.
Las jugadoras de la Roja desatan la locura en Ibiza
— Diario SPORT (@sport) August 22, 2023
Cientos de aficionados se han concentrado a la puerta del Consell de Ibiza para recibir a las campeonas del mundo
@Diario_de_ibizahttps://t.co/FrBwOXFycD pic.twitter.com/vdKO5WirWF