'
THE MAG - The Daily Magazine by FLASH!

Gustavo Santos, o tipo certinho do 'Querido Mudei a Casa' que mudou de rumo e passou a ser odiado por meio Portugal

Começou por ser bailarino, passou dez anos na televisão, mas acabaria por ser dispensado da TVI sem um telefonema, num gesto que apelidou de "falta de humanidade". Hoje, é precisamente desse lapso de empatia que o acusam quando se dirigiu a um Nuno Markl em recuperação para tecer juízos de valor sobre o AVC que sofreu. Anti-vacinas e com ideias bastante vincadas, assume que cultiva o amor próprio por não o ter tido numa infância de privações, mas o seu discurso causa mais crispação do que ondas de carinho. O 'decorador' que agora é coach e tem em Joana Marques o seu ódio de estimação.
Rute Lourenço
Rute Lourenço
25 de novembro de 2025 às 20:08
Gustavo Santos, ex-bailarino e apresentador, causa polémica após comentários sobre AVC de Nuno Markl
Gustavo Santos, ex-bailarino e apresentador, causa polémica após comentários sobre AVC de Nuno Markl

Em 2020, Gustavo Santos via a sua ligação de dez anos ao programa de decoração 'Querido Mudei a Casa' chegar ao fim, numa saída que esteve envolta em polémica. "Há uma coisa chamada humanidade, que parece ter-se esquecido nas grandes empresas. A TVI nem um obrigado me deu. Nem um telefonema me fez", disse, apontando o seu perfil low profile como uma das razões para ter sido dispensado do formato. "Não sou um menino que diz que sim a tudo. Não tenho redes sociais. Não vou a festas obrigado, nem me exponho."

Desses tempos parece, no entanto, não restar muita coisa. Gustavo Santos passou do não ter redes sociais a usá-las como a sua principal ferramenta de comunicação e normalmente com ideias disruptivas, capazes de gerar mais ondas de ódio do que de amor. O exemplo mais recente aconteceu no último fim de semana, quando o coach partilhou, no seu Instagram, um vídeo intitulado 'Acorda Markl', em que sugeria que o humorista teve um AVC devido a um estilo de vida desleixado.

"O Nuno foi avisado, o Nuno não está numa cama de hospital porque faz 700 mil coisas ao mesmo tempo. O Nuno está na cama de hospital porque não faz uma: cuidar de si. Pálido, flácido, pré-obeso e pró-vacinas com orgulho... Não dá, ninguém aguenta é ver pessoas destas a cair todos os dias. Felizmente, o Nuno teve uma segunda oportunidade, mas ou o Nuno acorda para a vida ou em vez de andar a morder cães todas as manhãs ao pequeno-almoço pode começar a alimentar-se por uma palhinha ou ir desta para uma banda desenhada qualquer feita em sua memória. Ninguém quer isto, mas o Nuno tem de ser o primeiro a querer", atirou, num vídeo controverso, que já conta com mais de 1 milhão de visualizações, em que, basicamente, é acusado da tal "falta de humanidade" que apontou à TVI quando o dispensou sem lhe dar uma palavra.

Além das muitas vozes críticas, foram também várias as figuras públicas que se indignaram com o que Gustavo Santos disse, ainda que este não se tenha melindrado. "Quero agradecer a todos(as) pelo fluxo que trouxeram a esta página e pela discussão que trouxeram a um tema sobre o qual já não podemos continuar a viver de olhos fechados. AVC é uma das principais causas de morte no mundo, ao lado do cancro e do excesso de medicação", afirmou o coach, de 48 anos, após a polémica, numa máxima que há muito parece cultivar de que falem bem ou mal, nada o irá demover de continuar o rumo que definiu para a sua vida.

"Tentam constantemente cancelar-me. As empresas deixaram de me contratar, a televisão fechou-me as portas e mesmo se me escancarasse as portas eu dizia que não", admitiu em conversa no podcast 'Devaneios', de Tiago Paiva, o homem que começou como bailarino profissional – desistiria do sonho após várias lesões – passou pela televisão e hoje se dedica ao universo da autoajuda, com vários livros lançados e opiniões que colocam em causa vacinas, medicamentos e tantas outras coisas que a ciência tem estudado ao longo de milhares e milhares de anos, mas contra as quais Santos se insurge. "Tenho imensas vezes pessoas a perguntarem-me porque é que eu digo o que digo, sabendo que os riscos são elevados, até com ameaças de morte. O caminho é estreito e íngreme, ter esta posição sobre tudo o que vejo que está mal... mas não perco o direito à liberdade, sou o melhor exemplo possível para os meus filhos. Não faço nada para agradar nem me encolho com medo", diz, acrescentando que se moldou nas adversidades da infância, por ter crescido numa fase em que a violência marcava a vida familiar.

"Eu tive uma infância em que me foi tirado tudo, a confiança a segurança, a estabilidade. Wu cresci sem gostar de mim, eu era uma merda aos meus olhos. Tive bastantes problemas e é por isso que eu sou o gajo que sou hoje, porque eu estive lá no fundo do poço. Sofri de abandono, todo o tipo de violência, por parte dos meus pais. As pessoas acham que digo estas coisas porque quero escrever livros. Eu vivi isto tudo na pele e é por ter vivido que hoje tenho uma responsabilidade gigante enquanto pai."

TRÊS FILHOS E UMA PROMESSA PARA O FUTURO

Da vida pessoal de Gustavo Santos conhece-se a relação com Sofia Lima, com quem teve dois filhos, Salvador e Xavier, e cujo final o atirou para um estado depressivo. "Custou-me muito. Não fui eu que acabei, foi a Sofia. Foi um grande choque para mim”, começou por contar. “Quando isto aconteceu, por tudo aquilo que eu e a Sofia unificávamos, aí fui a um lugar que não imaginava que existisse, num nível inferior ao fundo do poço. Experienciei a maior dor da minha vida, sobretudo porque percebi que nunca mais ia estar todos os dias com os meus filhos”, afirmou.

Mais recentemente, acabaria por voltar a apaixonar-se, pela atriz Mafalda Rodiles, com quem viria a ser pai de António, em 2023, tendo prometido que tudo de vai fazer para o ver completar 50 anos, cuidando de corpo e mente ao máximo. Vive longe das grandes cidades, no meio da natureza e diz que educa os filhos a saber o que é o amor próprio, numa realidade que não viveu na infância, mas que acabaria por aceitar, perdoando os próprios pais pelos seus erros. "Hoje consigo compreender e tenho uma relação incrível com o meu pai e a minha mãe e tenho um enorme orgulho nisso. Fiz as pazes com os meus pais, meti-me na pele deles...  Naquela altura foi tramado, mas eu até consigo perceber o que eles fizeram."

Pelo meio, e entre confissões e opiniões que divergem da grande maioria das pessoas, a polémica que gera publicamente faz com que já tenha sido por diversas vezes alvo de paródia por alguns humoristas, nomeadamente Joana Marques, o que originou um clima de tensão entre os dois.

"A graça da Joana é olhar para ela, não é ouvi-la. Porque é uma figura débil. Vê-se que é um ser débil, que ostenta uma confiança, porque tem muita visibilidade e porque muita gente se ri da ignorância. Olhas para dentro e vês que é uma figura com problemas internos. Quando esta pessoa consegue encher salas, nós conseguimos apalpar a ignorância do País. (...) Estamos a dar força a uma pessoa insegura e hipocondríaca, palavras dela, e porque tem a sala cheia? Porque, infelizmente, a maior parte do País é inseguro e hipocondríaco e revê-se e até acha graça àquilo", já disse, entre outras coisas, criticando também Ricardo Araújo Pereira. "Já me ri muito com o Ricardo quando ele era um purista, hoje é um fantoche."

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável