
Há um ano e meio rebentava em Espanha o escândalo da suposta infidelidade de Letizia com o antigo cunhado, Jaime del Burgo, e desde então que nada voltou a ser como dantes no casamento entre os reis, já de si fragilizado e com vários problemas acumulados. No entanto, para Felipe VI essa terá sido a gota de água que não conseguiu superar e o derradeiro fator de mudança nas dinâmicas com a mulher.
Se é certo que o divórcio, pelo menos para já, não é uma opção, tornava-se crucial para os monarcas encontrarem um ponto de entendimento que, por um lado, não prejudicasse a imagem da coroa e o futuro da filha Leonor na Instituição, e por outro lhes permitisse continuarem a ter uma vida e ser felizes no lado mais pessoal.
Depois de muitas conversações e reuniões institucionais, esse entendimento terá sido encontrado com os reis a acordarem manter a imagem de harmonia, ainda que sem grandes gestos de afeto, em compromissos oficiais, sendo que fora deles poderiam fazer o que quisessem, desde que tendo os devidos cuidados e cumprindo as normas de segurança. E é o que têm feito desde então. Com as filhas já crescidas e independentes, Letizia e Felipe já não escondem os seus planos a solo aos fins de semana.
Recentemente, o rei foi surpreendido numa escapadinha na neve com amigos, onde mostrou o seu lado mais descontraído. Feliz e sorridente, mostrou-se a esquiar em momentos de solteiro que desfruta cada vez mais. Terá, de acordo com a imprensa espanhola, também as suas amizades especiais, no entanto, nada de muito sério, mas sim algo que lhe permita viver a vida com mais leveza, e longe do peso das rígidas regras da Casa Real que, ainda assim, o casal tem conseguido contornar.
Letizia também passa cada vez mais fins de semana fora do Palácio e com a conivência da Casa Real. Recentemente, foi notícia que a rainha alugou uma casa em Paris para que pudesse ter os seus encontros especiais com um conhecido empresário de Valência, de quem tem estado muito próximo, e que foram os assessores dos reis a tratar de tudo para garantirem questões de segurança.
Este é um ponto de mudança na imagem da coroa com o facto de os reis assumirem estas vidas mais independentes a posicioná-los num campo de uma maior normalidade e de aproximação aos tempos modernos, preparando, também, desta forma para aquilo que esperam que seja um reinado mais leve para a filha Leonor.
As mudanças começaram a ser operadas no verão, tendo sido a primeira vez que o casal não passou férias juntos. Felipe e Letizia mostraram-se juntos, como manda a tradição em Palma de Maiorca, para o suposto arranque da época balnear, mas fora aquela imagem institucional nunca mais ninguém os viu, com a imprensa espanhola a dar conta que os dois andaram a viajar em separado, duplicando as despesas de segurança e gerando grande alvoroço.
Há também quem pense que este poderá ser um primeiro sinal de que eventualmente um dia o divórcio poderá ser uma realidade, mas isso parece ainda um momento muito distante e prematuro para se falar numa Casa Real onde estão ainda muito frescos os escândalos em torno do reinado de Juan Carlos.