
Depois de três semanas no mar, muitos vómitos, uma sensação de claustrofobia constante e um mal-estar generalizado, a princesa Leonor chegou finalmente a Salvador da Bahia, no Brasil, a primeira das muitas paragens fora de Espanha que irá fazer até junho, altura em que terminará a sua formação militar a bordo do ElCano, onde irá passar por oito países.
Apesar de se ter mostrado animada à chegada, onde foi recebida por artistas locais, nos bastidores o sentimento era outro e a preocupação com o estado de saúde da filha dos reis de Espanha impera. Tanto que, para despistar eventuais problemas de saúde e por precaução, Leonor foi sujeita a uma bateria de exames médicos, relata a imprensa espanhola.
Se tudo estiver de acordo com o previsto, como tudo indica, a princesa irá prosseguir viagem, mas o estado é de algum desânimo e, por isso, Letizia não hesitou em fazer uma longa viagem só para ver com os próprios olhos como está a filha. A rainha tem estado muito preocupada com a princesa já tendo movido influências para, se for caso disso, estabelecer um plano de emergência para trazer a filha para Espanha, caso os vómitos e enjoos se tornem insustentáveis.
Temia-se que Leonor pudesse ter sido afetada por alguma bactéria, mas ao que tudo indica, tudo terá sido fruto dos enjoos que podem ser normais em alto-mar e alguma indigestão, sendo que as análises terão descartado esses problemas mais graves.
A paragem e os mimos da mãe animaram a princesa, que agora estará pronta para seguir viagem no ElCano.