
O culto ao corpo de Vladimir Putin deixou de estar centrado nas suas imagens de peito nu no sul da Sibéria e ganhou novos contornos excêntricos. Agora, os homens de confiança do presidente russo querem imitar o que ele faz em busca da juventude eterna e vão mais além.
Uma investigação recente do jornal russo Proekt centrou-se na saúde de Putin, mas não resistiu em publicar uma ou duas revelações sobre os homens do presidente. A começar por um dos destinos populares desta elite, o resort Karelian Kivach, localizado no norte da Rússia, na República da Carélia. O spa oferece uma série de tratamentos com as suas águas purificadoras. As bebidas alcoólicas são proibidas no local e a procura por enemas é diária. Isto mesmo, leu bem.
A lavagem intestinal, o clister, é um tratamento detox popular entre os alto funcionários do governo. Um antigo funcionário do Kremlin revelou àquela investigação que muitos dos seus colegas estão entre os clientes que fazem os enemas, diz o texto.
Este não é o único resort na Rússia famoso pelas lavagens intestinais. Em 2008, um spa no sul do país foi mais longe e inaugurou um monumento em bronze no formato do instrumento dos enemas.
"O enema é quase o símbolo da nossa região", disse o então diretor do spa Mashuk-Akva Term, Alexander Kharchenko, em declarações à ‘Reuters’. A estátua de três querubins a segurar o enema, em bronze, pesa 360 quilos, e é "uma bem-sucedida obra de arte", segundo o mesmo responsável.
Assinado pela escultora Svetlana Avakina, a peça tem ainda a frase: "Vamos derrotar a prisão de ventre e a sujeira com enemas".
De acordo com a mesma publicação, a cidade Zheleznovodsk, onde este spa está localizado, tem outros espaços onde enemas são realizados com água das fontes minerais do Cáucaso.
A prática regular de "limpar" o cólon não é nova. Na verdade, há centenas de anos que é usada como uma forma de desintoxicar o corpo, eliminando toda a …, o leitor imagina, que acumulamos com a má alimentação. Mas desde que a Ciência anda por aqui que os especialistas mostram que não há evidências dos benefícios estéticos do enema. O corpo parece ter uma função própria para ‘detox’...
A lavagem do intestino é um procedimento médico indicado em casos sérios de prisão do ventre ou antes de um procedimento cirúrgico, que traz riscos: como desidratação, perfuração retal e infeção após entrada de bactérias.
O BANHO DE SANGUE CONTRA RUGAS
Além das supostas injeções de botox, que parecem ter tirado alguns anos do rosto do presidente russo, Vladimir Putin, de 69 anos, é um entusiasta dos banhos de sangue de chifre de veado, que para alguns tem o poder de melhorar o sistema cardiovascular e rejuvenescer a pele.
Foi o atual ministro da Defesa, Sergei Shoigu, quem levou Vladimir Putin às montanhas da república do Altai, no sul da Rússia, em meados de 2000, para realizar pela primeira vez o estranho tratamento. Sergei, de 67 anos, braço-direito do presidente russo na guerra contra a Ucrânia, também é um fã destes banhos.
Putin terá sido avisado de que não há qualquer comprovação científica sobre os benefícios do sangue de chifre de veado, mas ganhou gosto pelo tratamento, que repete com regularidade, segundo o 'Proekt'.
Para os ativistas ambientais, a remoção dos chifres (quando ainda não atingiram o estado ósseo) é uma tortura aos animais semelhante a remover as unhas dos humanos.
Não demorou para que outros nomes da elite russa quisessem experimentar o mesmo que Putin: o presidente da câmara de Moscovo, Sergei Sobyanin, e o diretor-executivo da Gazprom, Alexey Miller, são outros fãs. Os homens de confiança de Putin transportam contentores com extrato do sangue do chifre de veado para Moscovo uma vez por ano.