'
The Mag - The Weekly Magazine by FLASH!

O grito de alerta do ator Joel Branco que toda a gente ignorou. Como a falta de trabalho o atirou para uma situação limite

Há três anos, ator tinha desabafado que os dias se estavam a tornar demasiado duros, perante a ausência de propostas de trabalho e uma situação de esquecimento. Sem que nada se tivesse alterado, Joel Branco viu a sua saúde agravar-se e mostra-se agora cada vez mais vulnerável. Bastante sozinho, está debaixo da mira da Casa do Artista, que acompanha o caso do ator há meses.
Rute Lourenço
Rute Lourenço
18 de dezembro de 2025 às 19:21
O grito de alerta do ator Joel Branco que toda a gente ignorou. Como a falta de trabalho o atirou para uma situação limite
Joel Branco
Joel Branco
Joel Branco
Joel Branco
Joel Branco
Joel Branco
Joel Branco
Joel Branco

Em 2022, o ator Joel Branco não calava a sua tristeza. Em entrevista a Manuel Luís Goucha, lamentava o quanto se sentia esquecido, com saudades de representar, e numa situação limite que o deixava com demasiado tempo livre para se confrontar com o facto de o telefone já não tocar com propostas de trabalho, tendo caído numa situação de esquecimento que o magoava.

"À medida que um tipo vai envelhecendo, eles acham que nós vamos perdendo qualidades, mas perdemos umas, mas ganhamos outras", disse o ator, garantindo, no entanto, que se recusava a mendigar por trabalho.

"Não telefono para ninguém a pedir trabalho, vou estando em casa à espera que me digam alguma coisa. Eu adoro representar (…) Tenho feito um esforço muito grande para não endoidecer, mas não é fácil. Às vezes. ponho-me em frente ao espelho e insulto-me para não endoidecer", disse, numa situação que já se vinha a agravar há anos, e que gerou revolta quando, em 2021, o trabalho que lhe foi entregue foi um papel menor na novela 'Amor, Amor', da SIC.

"Que vergonha, SIC. Dar um papel de figurante a um ator como Joel Branco numa novela. Nem uma frase? Um suspiro? A SIC deve estar pobre", atirou na altura o amigo Carlos Quintas.

Joel Branco
Joel Branco

Passaram-se mais de três anos, Joel ainda foi, então, convidado para uma peça de teatro, mas a verdade é que a situação pouco ou nada se alterou para o ator, que aos 80 anos fez soar todos os alarmes, com os vizinhos a demonstrarem a sua preocupação com o caso do artista, que apresentaria cada vez mais sinais de problemas relacionados com a saúde mental, o que levou a que fosse, inclusive, apresentada uma queixa nas autoridades para que Joel Branco fosse sinalizado, uma vez que não revelaria ter qualquer apoio da parte da família, sendo que o episódio limite aconteceu quando o ator teve de ser hospitalizado, nos últimos dias.

O caso foi revelado pelo 'Correio da Manhã', pela voz de uma utente que, ao acompanhar a mãe às urgências do Hospital Garcia de Orta, em Almada, se teria deparado com Joel Branco sozinho e alheado na mesma unidade de saúde. Ao conversar com o próprio, chegaria à conclusão de que Joel Branco estava sozinho e em situação de abandono familiar, o que a levou a alertar para a gravidade do caso.

A Casa do Artista, dirigida por José Raposo, e que acolhe artistas portugueses que, de alguma forma, precisem de ajuda, ou estão em situação de vulnerabilidade, recebia então dezenas de alertas sobre a situação de Joel Branco, pelo que, assim que o ator teve alta hospitalar, entrou imediatamente em contacto com este. 

Através de um comunicado, afirmou estar a acompanhar o caso, sugerindo mesmo haver algum envolvimento por parte da família de Joel Branco.

"Face às várias questões e contactos que nos têm chegado relativamente ao ator Joel Branco, a Direção da Apoiarte - Casa do Artista considera importante prestar um esclarecimento e agradecer a atenção e a preocupação demonstradas. Informa-se que o internamento hospitalar de Joel Branco foi acompanhado por membros da família em articulação com a equipa médica, e desde há muitos meses que a Casa do Artista segue atentamente a sua situação tendo sido efetuadas diligências por parte do Presidente da Direção, José Raposo, e equipa técnica da Casa do Artista", começa por ler-se na nota.

O comunicado afirma ainda que Joel está a receber "o devido acompanhamento" e que "a Casa do Artista continuará a acompanhar o seu estado, em articulação com a família" com o objetivo de encontrar "uma solução que melhor sirva o cuidado humano e de saúde" do ator. 

Segundo a The Mag apurou, a Casa do Artista encontra-se, neste momento, com lotação esgotada e lista de espera, no entanto todos os pedidos que chegam merecem o olhar atento do diretor José Raposo, que presta apoio a colegas em situação de vulnerabilidade. 

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável