'
The Mag - The Daily Magazine by FLASH!

O que contam as imagens da última missa de homenagem a Pinto da Costa? Da tensão entre a família ao sofrimento da filha Joana

Dois meses passaram desde a morte de Pinto da Costa, mas entre a sua família parece já uma eternidade, com novas dinâmicas a instalarem-se. Da solidão do filho mais velho à união entre o neto e aquela que foi a última mulher do líder portista, um terramoto parece ter-se instalado no clã, que está em guerra, contra aquela que foi a última vontade do dirigente azul e branco.
Rute Lourenço
Rute Lourenço
22 de abril de 2025 às 19:51
O que contam as imagens da última missa de homenagem a Pinto da Costa? Da tensão entre a família ao sofrimento da filha Joana
Joana Pinto da Costa; Cláudia Campo; Alexandre Pinto da Costa
Sandra Madureira
Fernando Póvoas
Joana Pinto da Costa
Joana Pinto da Costa
Joana Pinto da Costa
Alexandre Pinto da Costa
Cláudia Campo
Cláudia Campo; Nuno Pinto da Costa
Joana Pinto da Costa; Cláudia Campo; Alexandre Pinto da Costa
Sandra Madureira
Fernando Póvoas
Joana Pinto da Costa
Joana Pinto da Costa
Joana Pinto da Costa
Alexandre Pinto da Costa
Cláudia Campo
Cláudia Campo; Nuno Pinto da Costa

A máxima de que uma imagem vale mais do que mil palavras é real e as fotografias captadas na missa de homenagem a Pinto da Costa, em que família e amigos assinalaram o segundo mês desde a partida do antigo presidente portista, contam, na verdade a história do que se passa no clã desde que o líder azul e branco morreu: tensão, distância e um clima de crispação que está longe de ser ultrapassado por causa das guerras em torno da herança desaparecida de Pinto da Costa.

O filho, Alexandre, que persegue os milhões e acusa a viúva, Cláudia Campo, de ter desviado património, esteve sempre sozinho na cerimónia, mostrando-se cada vez mais isolado no seio da família. Evidente é a ausência de relação com o filho, Nuno, que se assume um nome cada vez mais proeminente na oposição à atual direção de André Villas-Boas. Há anos que os dois têm um relacionamento marcado pela distância com Nuno a não compreender muitas das decisões do pai, sobretudo em relação a uma das pessoas que mais amava, o avô Pinto da Costa.

Mas mais do que estar distante do pai, uma fotografia captada à saída da Igreja mostrava, na verdade, que Nuno está muito próximo da grande rival de Alexandre, Cláudia Campo, a viúva de Pinto da Costa. Os dois sempre foram muito chegados e Nuno não concordará com os processos movidos na Justiça contra a bancária, uma vez que considera que esta de tudo fez para zelar pelo bem-estar do avô, numa altura em que Alexandre nem sequer estava presente por se encontrar de relações cortadas com Pinto da Costa.

Numa família completamente espartilhada, a amizade entre Cláudia e Nuno parece ser mesmo a única que sobrevive, uma vez que nas imagens, a filha de Pinto da Costa, Joana, também aparece sempre sozinha. A filha mais nova era, aliás, de todos os presentes, a que mais tinha a dor estampada no rosto, tendo sido fotografada num momento tocante em que perdia alguns minutos para contemplar uma imagem do pai, pintada por fãs.

Sempre muito próxima do pai, Joana acompanhou-o sempre, mas ao longo do último ano, em que os mais próximos sabiam que estava doente e que já nada mais havia a fazer para combater o cancro contra o qual lutava, essa união foi ainda mais forte e à prova de tudo, com Joana, bem como os seus filhos, a trazerem doçura aos últimos meses de vida de Pinto da Costa.

Entre os presentes, destaque ainda para poucos rostos do mundo do futebol na missa que mostra que, dois meses depois, e já sem os holofotes mediáticos, apenas os verdadeiros amigos lá estavam, como Fernando Póvoas ou Sandra Madureira, que fez questão de estar presente.

O QUE É FEITO DA HERANÇA?

As principais divergências entre todos os elementos da família de Pinto da Costa prendem-se com a herança. Se no testamento, o eterno presidente portista pediu àqueles que amava para que pudessem viver em paz, a última vontade do azul e branco foi rapidamente contornada por Alexandre, que exige saber o que aconteceu ao dinheiro que o pai acumulou em vida, uma vez que na altura da leitura do testamento apenas tinha um T1 em seu nome.

Cláudia Campo e Pinto da Costa
Cláudia Campo e Pinto da Costa

De acordo com o empresário, ao longo do último ano houve contas esvaziadas e transações imobiliárias e de outras naturezas que agora quer ver esclarecidas em tribunal, sendo que todos os dedos estão apontados na direção de Cláudia.

Apesar de se estar a preparar para o embate na Justiça, a FLASH! sabe que Cláudia está tranquila e com a consciência de que "nada fez que não fosse a vontade de Pinto da Costa".

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável