
A cerimónia de tomada de posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos foi mais do que um ato político, às tantas parecia mais um reality show, onde se analisavam à lupa vestidos, os romances dos convidados, a postura de Melania, quem foi e quem faltou. Entre os grandes 'gossips' da investidura, os olhos colocaram-se inevitavelmente em Barron, o 'gigante' filho de Trump, com dois metros precisos de altura.
Ele, que era um menino de apenas 10 anos, na última tomada de posse, é agora um jovem alto, confiante, de costas sempre direitas, e um sorriso trocista que faz lembrar o do pai. Tanto que, mesmo que tenha apenas 18 anos, e esteja agora a inicar os estudos na Stern School of Business, da Universidade de Nova Iorque, seja já apontado como o grande potencial sucessor do pai.
É o único filho de Trump e Melania, que apesar da sua postura muitas vezes considerada fria e distante em atos oficiais, é vista como uma mãe "ultra-protetora" e "galinha" para com o seu rebento. Tanto que quando recebeu a notícia de que Barron tinha entrado na universidade, em Nova Iorque, não hesitou: fez as malas e mudou-se para a luxuosa Trump Tower, numa das zonas mais nobres da cidade.
Ao contrário de grande parte dos colegas, que residem no dormitório da universidade, Barron mantém o acesso à sua bola de luxos na Trump Tower, contando também com a sua habitação na Casa Branca, para os momentos em que não estiver na Universidade. Na cerimónia de tomada de posse, Trump mostrou o orgulho que sente pelos jovens, dedicando-lhe algumas palavras, enquanto Barron era ovacionado pela multidão, e sorria com ar triunfante, no seu fato milimetricamente engomado e o cabelo puxado para trás com gel.
Uma imagem muito diferente da criança acanhada que antes surgia em público pela mão da mãe. Na cerimónia, Barron deu, aliás, um ar de sua graça, protagonizando um momento divertido ao colocar-se atrás de uma fotografia que os repórteres tiravam à irmã, Ivanka.
Barron é, aliás, visto como um fator de união entre os irmãos, o caçula sempre disposto a arrancar gargalhadas, e que nos últimos anos se tornou no centro da família.
CINCO FILHOS DE TRÊS CASAMENTOS
Donald Trump é pai de cinco filhos, e todos eles marcaram presença na tomada de posse.
Donald Trump Jr., o mais velho, de 47 anos, e fruto do primeiro casamento com Ivana, já tem parte ativa nos negócios do pai e, à semelhança do que aconteceu no primeiro mandato, deverá ter uma presença forte na Casa Branca, sendo uma voz ativa na defesa das políticas do pai.
Entre os filhos de Trump, talvez a mais conhecida seja Ivanka, de 43 anos, também fruto do casamento com Ivana, e que foi acessora do pai no primeiro mandato. No entanto, a empresária e ex-modelo já fez saber que desta vez está fora da Casa Branca, mantendo-se a apoiar o pai, mas mais na retaguarda.
Eric, de 41 anos, é o último dos filhos nascido do casamento com Ivana, e completa o legado dos mais velhos. Também ele trabalha diretamente com o pai, sendo uma das suas pessoas de confiança.
Se até aqui não era um rosto tão conhecido entre os filhos de Trump, Tiffany Ariana Trump, de 31 anos, deu nas vistas na cerimónia de tomada de posse. Na verdade, ela é a única filha do casamento entre Trump e a sua segunda mulher, Mara Malpes. Licenciada em Direito, é casada com o multimilionário Michael Boulos e também já integra o núcleo duro de trabalho do pai, fornecendo aconselhamento jurídico.
O clã está (para já) completo com Barron, o gigante que une e é motivo de paródia entre os irmãos, tendo uma diferença de 29 anos em relação ao irmão mais velho, Donald Trump Jr.