
Kate Middleton não brinca em "serviço". Ela sabe bem que basta um pequeno deslize para voltar a perder popularidade junto dos súbditos britânicos tal como aconteceu no passado, quando Meghan Markle chegou à família real. Embora o papel principal fosse seu – um dia, quando William subir ao trono, ela será rainha consorte – a verdade é que, ainda assim, a norte-americana conseguiu atrair as simpatias e ser mais popular que a própria duquesa de Cambridge. Tratou-se de um duro revés para a mulher de William que várias vezes se interrogou sobre as razões que levaram os súbditos a trocá-la por Meghan.
Foi aí que, segundo vários especialistas em assuntos da realeza, começou a competição entre as duas cunhadas. Tornaram-se rivais e não o esconderam de ninguém, apesar dos sorrisos que davam frente às câmaras. Se a antiga atriz da série de ‘Suits’ não entendia o seu papel mais secundário em relação a Kate, esta, por sua vez, queria manter-se no topo da popularidade e não se conformava com a realidade. Terá sido esta guerra entre elas que arrastou os dois irmãos para um campo de batalha que está a deixar marcas profundas na relação que parecia indestrutível e à prova de tudo. Há quem diga que não há volta a dar e que William e Harry nunca mais conseguirão voltar a ter uma ligação tão forte quanto tinham.
Mas voltando ao confronto aberto entre as duas duquesas, a de Cambridge e a de Sussex, que recentemente teve mais um capítulo quando o Palácio de Kensington partilhou três novas fotografias de Kate Middleton para assinalar o seu 40º aniversário. Imagens em que dá a conhecer uma nova Kate. Mais leve, mais moderna e mais jovial. Há uma notória diferença destas imagens, captadas pela lente do fotógrafo italiano Paolo Roversi, em Kew Gardens, em relação às poses mais clássicas e formais que a duquesa fazia questão de ter para agradar especialmente a uma elite mais tradicional e, sobretudo, à rainha Isabel II, acérrima defensora dos costumes mais ancestrais.
A FÚRIA DOS FÃS DE MEGHAN MARKLE
Os fãs de Meghan apressaram-se a apontar o dedo à mulher de William acusando-a de estar a copiar a cunhada e de a imprensa a estar a "levar ao colo", ao mesmo tempo que faz de tudo para denegrir a imagem da norte-americana. Realçam que os jornais e a revistas nunca dedicaram tantas páginas à ex-atriz de ‘Suits’ como fazem com a mulher do príncipe William. Falam em "um peso e duas medidas".
As redes sociais encheram-se de críticas à família real e à imprensa que, segundo a fação pró Meghan, se juntaram para "glorificar" Kate Middleton. "Juntaram-se para dar dela uma imagem de princesa de conto de fadas" ou "Kate Middleton com um vestido pouco convencional e com os ombros à mostra? Pensava que só Meghan é que rompeu o protocolo real", podia ler-se no Twitter. Há mais! "Não percebo estas novas fotografias de Kate Middleton feitas para homenagear a princesa Diana e a rainha Isabel II, mas copiando o estilo de Meghan Markle ao usar um vestido com bolsos", é outro dos comentários que recebeu muitas reações de concordância dos internautas.
De facto percebe-se a razão pela qual estas imagens estão a suscitar tanto alvoroço mediático. A mulher do herdeiro do trono de Inglaterra parece uma outra mulher: muito mais sofisticada. Vê-se uma Kate a olhar de frente para a câmara, com a mão no bolso de um espetacular vestido vermelho que lhe deixa um ombro a descoberto e com o cabelo ondulado, solto a cair nas costas. Quanto a jóias, a aposta na sobriedade: um par de brincos da coleção privada da rainha. Já nas outras imagens, a duquesa usa jóias que pertenceram outrora a sua falecida sogra, a malograda princesa Diana. Numa outra fotografia ainda, o foco é dado ao anel de noivado, que também foi da Lady Di. Diga-se ainda, que os vestidos usados nesta sessão fotográfica são todos da Casa McQueen, a mesma assinatura do seu vestido de noiva.
Estas fotos são indiscutivelmente uma viragem na imagem de Kate. Curiosamente, parece haver aqui uma aproximação a Diana na sua forma de se mostrar mais atenta às tendências de moda, algo que já Meghan Markle fez desde que começou a surgir ao lado do príncipe Harry e que tanto agradou ao público em geral. A duquesa de Cambridge mostrou que está atenta ao que se passa em seu redor e percebeu também qual era a mais valia da cunhada em relação a si.
Assim sendo, não hesitou em fazer uma travagem de pé a fundo naquilo que era a sua imagem mais formal e dar frescura à monarquia. Há nitidamente uma mensagem nestas imagens: é que Kate está disposta a transformar a instituição, modernizando-a e a apostar no futuro, quebrando com a tradição que já começa a cheirar um tanto a bafio, especialmente para as gerações mais novas. A tal viragem que a princesa Diana simbolizou mas que foi impedida de levar a cabo.