
À hora em que escrevemos esta novela, Cristiano Ronaldo está a fica num beco sem saída. Novela, leu bem, porque estamos perante uma novela na qual uma coisa é certa: CR7não quer ficar no Manchester United, mas o red devils não lhe dão outra alternativa. O madeirense está desesperado para se despedir dos ingleses, mas estes insistem que não ele "não está à venda". CR7 bate o pé. Já tentou negociar a saída, pediu para abandonar o clube, mas a resposta continua a ser negativa. Poucas hipóteses sobram a Ronaldo a não ser integrar a equipa.
Mas... como chegámos a este ponto?
A "birra" do avançado permanece: não quer ficar, quer jogar na Liga dos Campeões e fará de tudo para tirar a namorada, Georgina Rodriguez, da terra que se tornou um verdadeiro tormento e onde sofreram a maior perda das suas vidas: a morte do filho. Mas será que são estes os motivos que mais têm magoado Ronaldo? Ou será o facto de nenhum clube se chegar à frente com uma proposta válida e que o faça mudar de vida? Este pode ser o maior dissabor que o futebolista ao chegar ao fim da carreira: onde está a recompensa de tanto trabalho, dedicação e provas dadas?
TODOS LHE FECHAM A PORTA
No mercado de transferências já correram milhões, mas parece que não há dinheiro (nem vontade) que cubra o desejo de Ronaldo de deixar o Manchester. Na verdade, os convites foram praticamente nulos (o que se pode prender a dinheiro, mas já lá vamos!).
Depois de em 2021 ter estado nas bocas do mundo pelo seu regresso a Inglaterra, ao clube onde venceu a primeira Liga dos Campeões e conquistou a primeira Bola de Ouro, agora vê-se sem saída. E já tentou de tudo: no início de julho, faltou à preparação da pré-época justificando-se com "um problema familiar" e não acompanhou a restante equipa à Tailândia e Austrália. Mais tarde assumiu a sua vontade de abandonar. O problema? Não tem um plano B.
Nas últimas semanas, foram muitos os rumores quanto ao futuro do craque. Ora comecemos pelo início: falou-se do Paris-Saint Germain, depois do Bayern Munich. Mais tarde, do Chelsea e até esteve em cima da mesa um eventual regresso ao Sporting, depois do carro de Ronaldo ter sido, alegadamente, avistado na garagem de Alvalade. O madeirense negou ser a sua viatura, mas nem isso tirou a fé aos sportinguistas. Na imprensa italiana, falou-se do Nápoles e até de um possível reencontro com José Mourinho na AS Roma. O regresso a Espanha também foi especulado. Apontou-se o Barcelona e o Atlético de Madrid, algo que foi prontamente negado pelo presidente. E ainda a proposta multimilionária para a Arábia Saudita, que foi recusada prontamente pelo craque.
Até à data, nenhum negócio se concretizou e a novela continua. Mas porquê?
FOI SEMPRE UMA SEGUNDA HIPÓTESE
Ora bem, vamos lá ver: Cristiano Ronaldo é o melhor do mundo e do que é que isso é sinónimo? De largos milhões de euros que qualquer clube que esteja interessado nele tenha que despender. E para isso, alguém tinha que "saltar fora".
Vamos por exclusão de partes. O PSG foi uma hipótese, mas só quando se especulava do brasileiro deixar a equipa francesa, o que se revertia em dinheiro para o clube, logo, dinheiro para despender com CR7. O mesmo aconteceu com o Bayern Munich com a transferência de Lewandowski par o Barcelona. Mas nada aconteceu.
EM SALDOS!
Há duas prioridades na vida de CR7: o bem-estar da família e continuar a jogar na Liga dos Campeões. A luta por títulos pode levar Ronaldo a perder milhões de euros. Basta fazer as contas: neste momento, aufere 560 mil euros por semana, ou seja, 2,2 milhões por mês. Para ser ter uma noção e forma de comparação da diferença de vencimentos, João Mário, no Benfica, um dos jogadores mais bem pagos em Portugal, recebe 2,5 milhões… por ano.
Qualquer contrato que o madeirense assine, será sempre por um valor mais baixo. Mas isso não é o mais importante! Caso fosse, teria aceite a alegada proposta de 250 milhões de euros por duas épocas na Arábia Saudita.
Aos 37 anos – e sem data de fim de carreira anunciado – o craque português continua com a mesma sede de títulos e recordes que tinha no início da sua heroica caminhada. Tornou-se o melhor do mundo, mas nada o faz sentir-se totalmente satisfeito. Continua em forma, o foco é o mesmo e a ganância por troféus não o faz manter-se satisfeito numa equipa em que nem sequer vai defrontar a competição das competições: a Liga dos Campeões… nem que para isso tenha que sair de Manchester a custo zero.
... ATÉ JÁ PERDE MILHARES NA OBRA
Este não é mesmo o ano dele! Até no ramo imobiliário já saiu a perder. A construir aquela que poderá vir a ser a casa mais cara de Portugal, na Quinta da Marinha, em Cascais, Ronaldo teve que lidar com o aumento dos custos de construção, o que fez com que o valor do imóvel tenha duplicado para cerca de quase 20 milhões de euros (o investimento inicial era de 11 milhões de euros).
Segundo o jornal ‘The Sun’, esta subida de preço não só se prende com o aumento das obras-primas, mas também da "mania da perfeição" de Ronaldo, que não existe só nos relvados. "Ronaldo sempre lutou pela perfeição ao longo da carreira e quer o mesmo fora de campo. Quer o melhor para si e para a família. Quando se retirar irá viver ali e quer estar 100% feliz com essa decisão", explicou uma fonte à referida publicação.
Cristiano Ronaldo tem um problema em mãos: é o melhor do mundo, vale milhões e corre o risco de, aos 37 anos (não podemos renegar a idade) não ter lugar num clube. E isto não é passar de bestial a besta: é ser grande. Grande demais para o mundo… mesmo que este se trate de um mundo de milhões.