'
THE MAG - THE WEEKLY MAGAZINE BY FLASH!

Prepare-se para sair de casa: eis tudo o que não pode perder nesta rentrée

Entre arte, teatro, música e cinema, confira as nossas sugestões para esta época cultural que se adivinha muito movimentada.
Afonso Coelho
Afonso Coelho
16 de setembro de 2021 às 23:00
Cry Macho
Cry Macho Foto: Warner Bros. Pictures

Com o passar da época balnear, o final de setembro e outubro trazem uma oportunidade de passar das praias para as salas, sejam elas de teatro, cinema ou espetáculos.

Para conhecer a vasta diversidade de opções para usufruir da rentrée - já com os espaços abertos na pós-pandemia, desistindo de lamentar o fim dos mergulhos, confira a lista de atividades que sugerimos em baixo:

1. Exposição: ‘Rapture: The Exhibition’, de Ai Weiwei – Cordoaria Nacional, Belém – Até 28 de novembro

Para conhecer a vasta diversidade de opções para usufruir da rentrée - já com os espaços abertos na pós-pandemia, desistindo de lamentar o fim dos mergulhos, confira a lista de atividades que sugerimos em baixo:

1. Exposição: ‘Rapture: The Exhibition’, de Ai Weiwei – Cordoaria Nacional, Belém – Até 28 de novembro

Da autoria do ativista chinês que foi preso político na China, graças aos ataques que fez à abordagem aos direitos humanos do governo, e atualmente reside em Portugal. As obras que podem ser vistas na Cordoaria Nacional simbolizam críticas sociais e políticas contemporâneas, sendo que muitas delas nunca haviam sido expostas lado a lado, tratando-se de uma oportunidade única para conhecer o repertório deste icónico artista – é, efetivamente, a sua maior exposição de sempre.

 

2. Exposição: ‘A Vez das Deusas’ – Museu do Oriente, Lisboa – Até 3 de outubro

A Vez das Deusas
A Vez das Deusas

Nesta exposição organizada pela Fundação Oriente para festejar o aniversário do museu, a história e a cultura da Índia são analisadas e exibidas pelos documentos devotos aos deuses pertencentes à mitologia hindu, passando também pelos papeis de género a ela inerentes, assim como a influência nos poderes políticos locais. A entrada é gratuita.

 

3. Visitas noturnas – Parque de Serralves, Porto – Sextas e sábados até 12 de setembro

Foto: Serralves

Uma oportunidade única de conhecer a história de um dos locais mais atraentes da Invicta e do país, através de visitas orientadas à noite pelo par. É descrita pelo site oficial da atração como uma "exploração dos seus espaços mais emblemáticos e das suas árvores mais notáveis, agora iluminados."

 

4. Teatro: ‘Monólogos do Pénis’ – Auditório Casino Estoril – A partir de 23 de setembro

Monólogos do Pénis
Monólogos do Pénis

Numa altura em que estreou a terceira temporada de ‘Monólogos da Vagina’, chega também a resposta masculina. Com Ricardo Castro e Ricardo Carriço nos papeis principais, a comédia cujo texto é uma adaptação do comediante Luís Filipe Borges do texto original de Carlos Novaes promete desvendar "o que os homens falam sobre as mulheres." Tal como a versão feminina, os temas passam pelo sexo, o casamento e divórcio, os fetiches, entre muitas outras coisas.

 

5. Teatro: ‘A Margem do Tempo’ – Auditório Municipal Eunice Muñoz, Oeiras – 18,19,25 e 26 de setembro

Eunice Muñoz, Lídia Muñoz
Eunice Muñoz, Lídia Muñoz

A peça regressa com nove datas depois do problema de saúde que deixou Eunice Muñoz hospitalizada, voltando, assim, a juntar-se à sua neta, Lídia Muñoz, naquela que é também a despedida dos palcos de uma das maiores figuras do teatro português. O texto é de Franz Xaver, complementado pela encenação de Sérgio Moura Afonso e música de Nuno Reis.

 

6. Música: Gilberto Gil ao vivo com participação de Adriana Calcanhotto – cinco cidades – cinco datas entre 29 de outubro e 7 de novembro

Gilberto Gil
Gilberto Gil Foto: Instagram

O icónico cantautor brasileiro de 79 anos chega a Portugal para cinco concertos, acompanhado dos seus filhos Bem, José e João, e com uma participação especial de Adriana Calcanhotto para interpretar com Gilberto Gil alguns temas emblemáticos da música brasileira. A jornada por terras lusas inicia-se a 29 de outubro no Teatro de Vila Real, passando pelo Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco (31 de outubro), o Coliseu de Lisboa (3 de novembro), o Theatro Circo de Braga (5 de novembo), com fim a 7 de novembro, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém.

 

7. Cinema: ‘Cry Macho’, de Clint Eastwood – A partir de 17 de setembro

O lendário ator e realizador norte-americano regressa aos 91 anos – em ambas as funções – com ‘Cry Macho’, uma adaptação do livro de 1975 da autoria de N. Richard Nash. A ideia de transformar em cinema esta obra já subsistia há várias décadas, com nomes como Pierce Brosnan ou Arnold Schwarzenegger a terem entrado, ao longo dos tempos, nas cogitações para protagonizar o filme, mas foi mesmo com Clint (e em 2021) que finalmente chega às salas. Eastwood interpreta uma antiga estrela dos espetáculos de rodeo, que se encontra desempregado, até que lhe é oferecida a missão de reunir um antigo patrão com o seu filho.

8. Cinema: ‘007: Sem Tempo para Morrer’, de Cary Joji Fukunaga – A partir de 30 de setembro

O agente secreto mais famoso do cinema volta no final de setembro pela última vez interpretado por Daniel Craig que se une a um elenco de luxo com Rami Malek, Christoph Waltz, Ralph Fiennes, Ana de Armas, Léa Seydoux e Lashana Lynch. No início, James Bond está fora de serviço a aproveitar tempo de descanso na Jamaica, mas a abordagem de um velho amigo da CIA faz o ex-007 (código agora nas mãos da personagem interpretada por Lynch) regressar à ação.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável