
As dores de cabeça de Manuel Marques, de 50 anos, aumentam todos os dias. Desde que foi tornado público que a filha mais velha, Inês, de 18 anos, o tinha acusado de violência doméstica que, quase diariamente, a estrela de 'Festa é Festa' tem visto esmiuçados em praça pública detalhes do processo que apenas quem está por dentro pode conhecer. Dos relatos mais pessoais de Inês ao que foi dito pela ex-companheira do ator, o fluxo de informação é contínuo, detalhado e versa sempre um lado da história.
Entre as acusações que, entretanto, vieram a público e que constam do processo que está nas mãos do Ministério Público, há de tudo um pouco: relatos da mãe de Inês e de Elisa, de 10 anos, Ana Martins, que prestou declarações e pediu a avaliação psicológica do ex-marido, para determinar se este tem condições para continuar a manter a guarda em vigor (fins de semana alternados). Numa dessas acusações, há descrições de situações que se afiguram num contexto de “Incitamento ao suicídio”. “Num momento de crise emocional da Inês, o pai disse-lhe ‘Se queres matar-te, escolhe. Queres a faca ou os comprimidos? Os comprimidos são uma morte fácil”, é descrito no processo, assim como a descredibilização dos sentimentos de Inês, que se terá começado a automutilar.
"A Inês começou a automutilar-se e iniciou acompanhamento psiquiátrico. O pai desvalorizou totalmente, dizendo que se magoava apenas para o manipular”.
De acordo com a mãe, insultos como "burra", "cobarde", "maricas" e "não serves para nada" seriam ainda uma constante, sendo que numa das ocasiões, quando Inês teria 11 anos e Manuel Marques ainda estaria com Ana Martins, esta dá conta que, numa discussão mais acalorada entre pai e filha, este lhe atirou com um casaco, que lhe terá batido na cabeça com um fecho, causando uma hemorragia, relata a 'Nova Gente'.
Os dados vêm a público numa base quase diária e já esta semana foi relatado que a Polícia Judiciária vasculhou o telemóvel de Inês à procura de áudios, vídeos e arquivos que possam incriminar Manuel Marques que, esta terça-feira, reiteraria que todo o caso está em segredo de justiça e da importância de se tratar o assunto com reserva.
E a verdade é que, até ao momento, a grande questão desta história é que esta carece de contraditório. Se temos acesso ao lado de Inês e todas as dores da jovem, que se diz vítima de maus tratos do pai, raramente temos todo o contexto da situação, faltando saber o enquadramento das situações em que a violência terá ocorrido, o contexto do ator e o que este tem a dizer sobre as acusações. É verdade que se excedeu na relação com a filha? Como é que esta foi afetado pela abrupta separação da mãe de Inês Ana Martins? E Beatriz Barosa, que peso tem no drama familiar? Para Ana Martins e para a filha o divórcio é algo ultrapassado ou ficaram ressentimentos a beliscar a relação? E qual é, afinal, o teor da relação entre Manuel Marques e as duas filhas? É um pai presente ou ausente? Questões importantes que poderiam equilibrar o fluxo de informações que até agora parecem provir apenas de um lado e que, indubitavelmente, estão a colocar o ator numa posição delicada.
O AMOR E OS AMIGOS PERDIDOS
Por mais que queira passar a imagem de normalidade, a polémica com a filha mais velha afeta Manuel Marques a todos os níveis e recentemente surgiram os primeiros rumores de que os problemas já tinham chegado a sua casa, colocando em causa a relação com Beatriz Barosa. Segundo foi veiculado no programa 'Passadeira Vermelha', da SIC, Marques teria deixado temporariamente a casa que partilhava com a companheira, refugiando-se no apartamento de uma amiga humorista. No entanto, essa informação acabaria por ser desmentida pelo próprio que garantiria que tudo vai bem com a namorada e que não estão separados.
Indubitável é a sensação de traição que paira no ar, depois de o ator ter visto os antigos amigos Eduardo Madeira e a mulher, Joana, terem testemunhado a favor da filha. Publicamente, entre os colegas, quase nenhuma voz se ergueu a favor de Marques, com o silêncio a ser igualmente difícil de digerir para o ator que, aos 50 anos, vê a sua vida de pernas para o ar, numa altura em que parece perdida a relação com Inês e com Manuel Marques a tentar olhar para o futuro sob novos alicerces.