
No passado fim de semana Vicky Montanari foi uma das convidadas de Paula Amorim e Miguel Guedes de Sousa para um evento premium na Comporta. A Fashion Clinic, propriedade da presidente do conselho de administração da Galp Energia, abria as portas da sua loja na Comporta - a casa mãe é na avenida da Liberdade, em Lisboa - à Dolce & Gabbana , para uma mostra de 'home furniture' e colecção verão 2025 que se tornaria um evento-festa, com jantar à porta fechada só para amigos e clientes. Vicky, com 1,1 milhão de seguidores na conta de instagram e que é presença assídua na revista espanhola Hola!, identificada como uma 'portuguese girl' pelo seu lifestyle forma divertida, colorida e cheia de estilo de se apresentar, marcou presença no evento, ao lado do noivo e de amigas.
Mas o que são as Portuguese girls, afinal? O que é que estas raparigas têm em comum? O facto de residirem em Portugal, de terem milhares de seguidores e serem responsáveis por colocar no mapa da moda o termo ‘Portuguese Girls’.
Tudo começou com Vicky Montanari, uma italo-brasileira, residente em Lisboa, que enlouqueceu as redes sociais com um estilo multi-colorido, assente em padrões fora da caixa e que, de repente, fazia as combinações mais inusitadas resultar. Ao definir o seu estilo como ‘portuguese girlie’ deu o pontapé de saída para uma nova tendência que se tornaria viral e que lançaria uma série de outras influenciadoras portuguesas para a ribalta.
Nomes como Caetana Botelho Afonso, Mafalda Patrício ou Sara Baceiredo passaram, de repente, a somar milhares de seguidores no Instagram e se os nomes nada lhe dizem, saiba que elas tornaram-se um fenómeno mais internacional do que propriamente português.
Em Espanha, os looks de Vicky e companhia são copiados até à exaustão, com títulos sugestivos como ‘Saiba como se vestir como uma Portuguese Girl’, com lições de estilo: as cores querem-se vibrantes e a combinação entre top e calças não é suposto ser convencional, há espaço para óculos de sol inusitados e sapatos que normalmente não fariam grande sucesso. Riscas, flores, xadrez, tudo é válido para impressionar na nova trend que está a ultrapassar o famoso estilo das parisienses.
Para Caetana Botelho Afonso, uma das chicas lusas que mais sucesso fazem em Espanha, o estilo define-se pela ausência do medo de arriscar. “É muito marcado por um mix de cores, texturas e padrões, e é isso que o torna tão especial e único”, afirmou a jovem que partilha com as restantes ‘Portuguese Girls’ um novo conceito de estilo assente numa personalidade muito vincada e que relança Portugal para o esplendor da moda europeia.
Leia o artigo completo na revista FLASH! Verão 2025 já nas bancas.