
Ao longo dos últimos meses, este foi um dos casos mais falados na imprensa espanhola e seguido em duas linhas completamente opostas. Em primeiro lugar a judicial, com o futebolista Dani Alves a responder em tribunal pelo crime de violação de uma jovem, de 23 anos, na casa de uma discoteca em Barcelona, no ano de 2022. Em segundo, os assuntos de coração e o impacto que o caso tinha no mediático casamento do brasileiro com a supermodelo Joana Sanz, conhecida por já ter desfilado para marcas como a Chanel.
COMO TUDO ACONTECEU...
E a verdade é que, perante o choque, Sanz deu início ao processo de divórcio. A modelo não conseguiu aguentar a brutalidade do depoimento da jovem e as suas revelações chocantes e tomou a decisão de se separar do companheiro, ainda que de uma forma serena. "Perdoar dá alívio, assim fico com o mágico e encerro uma etapa da minha vida que começou a 18 de maio de 2015. Dou graças pelas oportunidades e aprendizagens que a vida me dá, por mais difíceis que sejam, aqui está uma mulher forte que passa à seguinte etapa da sua vida", anunciava nas redes sociais, ao mesmo tempo que dava início aos trâmites legais para a separação oficial.
A declaração surgia numa altura em que a imprensa divulgava a versão chocante dos acontecimentos da vítima, que afirmava ter sido violada por Dani Alves, de 40 anos, numa discoteca, numa versão primeiro negada pelo futebolista, e que foi alterada várias vezes, para afirmar mais tarde que o sexo tinha sido consentido. "Perguntei duas vezes se ela estava a gostar e disse que sim."
Só que as palavras da vítima contrariavam esta afirmação de uma forma brutal. A jovem, que apresentou prontamente queixa na polícia e foi ouvida pela primeira vez 20 dias depois, disse que estava na discoteca quando Dani Alves a chamou, dando início à sequência trágica dos acontecimentos.
"Ele estava atrás de mim e eu tinha o meu primo à minha frente. Depois, lembro-me que ele se virou e fez um gesto na minha direção, como se eu devesse ir ter com ele. Acabei por ir, pensando simplesmente: ‘Fala com ele e vê o que quer’. Em nenhum momento soube para onde estava a ir", disse.
Após a primeira abordagem, o craque que na altura jogava no Barcelona, levou-a para um local privado. "Chegámos lá e havia uma porta. Ele abriu-a e eu entrei. Foi aí que percebi onde me estava a meter".
"Vi que era uma casa de banho minúscula, que era tudo muito pequeno. Foi nesse momento que comecei a ficar em choque", diz, acrescentando que nessa altura, o jogador começou a tentar as primeiras abordagens sexuais.
"Lembro-me de ele me levantar o vestido e de me fazer sentar em cima dele. De lhe dizer: ‘Não posso’. E de ele ter começado a dizer-me muitas coisas. Insistiu que eu tinha de lhe dizer que era a sua puta e, a partir desse momento, lembro-me de ter resistido", recordou. "Tentou que lhe fizesse sexo oral. Comecei a afastar-me dele, até que me agarrou pelo pescoço e começou a dar-me chapadas", acusou.
Em tribunal, a jovem falou por mais de uma hora e estava separada por um biombo de forma a não ter contacto visual com o jogador. O caso conheceu esta quinta-feira, dia 22 de fevereiro, finalmente um desfecho, com o futebolista a ser condenado a quatro anos e seis meses de prisão efetiva. Depois disso, passará por mais de cinco anos de liberdade vigiada e durante nove não se poderá aproximar da vítima, a quem terá ainda de pagar 150 mil euros de indemnização. "Lembro-me de ele me levantar o vestido e de me fazer sentar em cima dele. De lhe dizer: ‘Não posso’. E de ele ter começado a dizer-me muitas coisas. Tentou que lhe fizesse sexo oral. Comecei a afastar-me dele, até que me agarrou pelo pescoço e começou a dar-me chapadas" O jogador, que é amigo de vários futebolistas famosos, tem visto alguns deles manterem o apoio, como foi o caso de Neymar, que terá dado mesmo dinheiro ao craque para conseguir pagar os seus advogados.
"Lembro-me de ele me levantar o vestido e de me fazer sentar em cima dele. De lhe dizer: ‘Não posso’. E de ele ter começado a dizer-me muitas coisas. Tentou que lhe fizesse sexo oral. Comecei a afastar-me dele, até que me agarrou pelo pescoço e começou a dar-me chapadas"
O jogador, que é amigo de vários futebolistas famosos, tem visto alguns deles manterem o apoio, como foi o caso de Neymar, que terá dado mesmo dinheiro ao craque para conseguir pagar os seus advogados.
MULHER RECUA NO DIVÓRCIO Numa altura em que se sabe que Dani Alves, que já se encontrava em prisão preventiva devido ao risco de fuga, vai passar os próximos anos atrás das grades, a mulher surpreendeu ao recuar na sua decisão e suspender o processo de divórcio. Já com a condenação na mira e o futebolista preso, Joana Sanz parou os trâmites legais do divórcio e deixou Madrid, para onde se tinha mudado, voltando a residir na mansão do futebolista em Barcelona, avaliada em 1 milhão de euros. "Não nos vamos divorciar neste momento, vamos continuar casados. Ele disse-me para fazer o que quisesse, mas que não queria o divórcio e para já vamos seguir assim. Antes disso, não aconteceu nada que me fizesse criar uma rejeição ao meu marido, portanto só o futuro dirá. O amor existe independentemente de sermos casados ou não. É a minha família", fez saber.
MULHER RECUA NO DIVÓRCIO
Numa altura em que se sabe que Dani Alves, que já se encontrava em prisão preventiva devido ao risco de fuga, vai passar os próximos anos atrás das grades, a mulher surpreendeu ao recuar na sua decisão e suspender o processo de divórcio. Já com a condenação na mira e o futebolista preso, Joana Sanz parou os trâmites legais do divórcio e deixou Madrid, para onde se tinha mudado, voltando a residir na mansão do futebolista em Barcelona, avaliada em 1 milhão de euros.
"Não nos vamos divorciar neste momento, vamos continuar casados. Ele disse-me para fazer o que quisesse, mas que não queria o divórcio e para já vamos seguir assim. Antes disso, não aconteceu nada que me fizesse criar uma rejeição ao meu marido, portanto só o futuro dirá. O amor existe independentemente de sermos casados ou não. É a minha família", fez saber.
Apesar de não ter estado presente na audiência final, por se encontrar a protagonizar uma campanha nas Canárias, Joana Sanz tem demonstrado apoio total ao companheiro e, recentemente, até tornou pública uma carta que este lhe enviou da prisão. "Não aconteceu nada que me fizesse criar uma rejeição ao meu marido, portanto só o futuro dirá. O amor existe independentemente de sermos casados ou não. É a minha família"
Apesar de não ter estado presente na audiência final, por se encontrar a protagonizar uma campanha nas Canárias, Joana Sanz tem demonstrado apoio total ao companheiro e, recentemente, até tornou pública uma carta que este lhe enviou da prisão.
"Não aconteceu nada que me fizesse criar uma rejeição ao meu marido, portanto só o futuro dirá. O amor existe independentemente de sermos casados ou não. É a minha família"
Resta saber se o amor resistirá à confirmação do depoimento da vítima pelo tribunal e aos próximos anos desafiantes na prisão.
+