'

Notícia

THE MAG - The weekly magazine by Flash!

2023 é da Cultura! Conheça os novos museus que vão abrir portas no decorrer do ano

Entre o Museu da Moda e o de Arte Contemporânea, cujo primeiro quadro comprado foi um de Paula Rego, haverá muita oferta cultural. A capital será o palco das inaugurações.
18 de janeiro de 2023 às 23:04
...
Museu do Design e da Moda
Depois de o tempo de pandemia se ter refletido em poucas novidades no setor cultural, a recuperação está em marcha e a todo o vapor. Em 2023 são muitos os espaços de Cultura que vão abrir portas por cá e que prometem ligar os portugueses à Arte. Saiba o que pode visitar no decorrer do ano.


MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO CCB

De forma a substituir o Museu Coleção Berardo, o Centro Cultural de Belém, em Lisboa, vai inaugurar este ano o novo museu de arte contemporânea, o MAC-CCB, de forma faseada. Ainda não há uma data oficial para a inauguração, mas sabe-se que há um forte investimento no espaço e que a pintura de Paula Relo 'O Impostor' foi a primeira aquisição do Estado para o Museu. Trata-se de um retrato de Salazar, mas de uma forma satírica.


MUSEU DO DESIGN E DA MODA

É uma das inaugurações mais aguardadas do ano. Depois de uma longa espera, o MUDE, Museu do Design e da Moda vai finalmente reabrir portas, após sete anos encerrado para uma gigantesca restruturação. A grande abertura deverá acontecer no final do ano com pompa. Ao todo, o museu, situado junto ao Arco da Rua Augusta, na baixa lisboeta, conta com mais de 12 mil peças, maioritariamente da coleção de Francisco Capelo.

CENTRO DE ARTE MODERNA

A remodelação definitiva do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian só ficará totalmente concluída no próximo ano, mas de decorrer de 2023 já será possível visitar algumas áreas específicas do edifício.

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA ARMANDO MARTINS

É na zona da Junqueira, em Lisboa, nas instalações do antigo Liceu Rainha dona Amélia, que se erguem das instalações do Museu de Arte Contemporânea Armando Martins. O espaço vai reunir as peças de arte que o presidente do conselho de administração do grupo Fibeira, Armando Martins, reuniu ao longo dos últimos 45 anos, e vai dividir portas com um hotel de cinco estrelas.

PROJETO PAVILHÃO AZUL

O conhecido Pavilhão Azul da Avenida da Índia, em Lisboa, dará lugar a um centro de arte contemporânea, que irá mostrar a coleção privada do conhecido artista Julião Sarmento. Devido à pandemia, os prazos de abertura acabaram por resvalar, pelo que só no decorrer de 2023 se dará a inauguração.

Saber mais sobre

Vai gostar de

você vai gostar de...