
As marcas de luxo estão a tomar conta das praias, sobretudo das mais exclusivas e nos locais mais prestigiados. As marcas estão a transformar estas praias e resorts junto ao mar em showcases exclusivos da sua identidade e alinham-se com aquilo que as pessoas cada vez mais valorizam: as experiências. De Monte Carlo a Capri, de Saint Tropez a Portofino, esta tendência tem vindo a crescer nos últimos anos e está agora totalmente estabelecida no mercado.
A viragem para o lifestyle muda o rumo do mercado do luxo, que larga as montras das avenidas e a aparência distante e fria, para se envolver de forma direta e próxima com os seus maiores aliados, os seus clientes mais requintados.
O NOVO NICHO DOS BEACH CLUBS
Os clubes de praia nasceram da ideia de combinar ofertas e serviços de luxo em ambientes únicos em alguns dos locais mais prestigiados do mundo. Estes clubes estão a evoluir para além do simples acesso à praia, transformando-se em centros imersivos que combinam refeições de alta qualidade, bem-estar e entretenimento, agora com colaborações de marcas de estilistas e experiências orientadas também para as redes sociais.
O Dubai foi um dos primeiros grandes palcos para o surgimento dos beach clubs associados a marcas de luxo, especialmente a partir de 2010. Com uma aposta forte no turismo de alto padrão, os Emirados ofereceram o cenário perfeito para estas experiências exclusivas, praias artificiais, luxo ostensivo e uma clientela global, habituada ao excesso. Mas rapidamente estes transpuseram fronteiras e um pouco por toda a Europa já é possível desfrutar dos clubes mais exclusivos.
As marcas de luxo, como a Dior, Dolce & Gabbana ou Prada viram na crescente fama dos beach clubs uma oportunidade para se aproximarem dos seus consumidores e oferecerem, para além do produto físico, uma valiosa e exclusiva experiência com a marca. São cada vez mais as parcerias entre estas marcas e os glamourosos clubes de praia.
Em Saint Tropez, a Casa Amor, por exemplo, oferece uma vibe completamente diferente e diversão com selo de exclusividade
Já em Porto Fino, o Le Carrilon tronou-se na casa da Dolce&Gabbanna com o espaço, decorado em tons de verde, a marcar pela diferença e prometer uma experiência assente no segmento de luxo, mesmo em cima da água. Já em Marbella, Espanha, são os tons de azul que dominam o La Cabane, também tomado pela marca.
Já em Ibiza, o famoso Casa Jondal tem agora a assinatura da icónica Burberry, numa parceria que tornou, ainda mais, o local num dos mais desejados desta ilha balear.
OS BENEFÍCIOS PARA AS MARCAS
Isto é tudo muito bonito, mas então, quais são os reais motivos que levaram as marcas a enveredar por este nicho?
As vantagens são evidentes. Ao se associarem a clubes de praia de qualidade, as marcam ganham grande visibilidade em locais de férias com muito tráfego. Para além disto, a oferta de uma experiência envolvente reforça a ligação emocional com os seus clientes, já para não falar das receitas adicionais com produtos e serviços de praia exclusivos.
Por fim, a escolha pelos locais mais requintados atrai consigo um público abastado, com vontade e capacidade de adquirir os produtos da marca.
As marcas acabam então por usar os clubes e resorts como locais dignos de realizar ativações, abrem lojas pop-up, de conceito temporário, com produtos da última coleção.
O FUTURO DO LUXO
Parece estar a haver uma mudança no mercado do luxo. O foco está a deslocar-se do produto para a experiência e na capacidade de oferecer mais do que os outros, como momentos de maior proximidade, mantendo a exclusividade característica deste setor. À medida que esta tendência continua a crescer, será interessante ver como as marcas desenvolvem as suas estratégias de clubes de praia para satisfazer as vontades de uma clientela exigente e abastada.