
Albufeira tem estado nas bocas do mundo e, desta vez, não é pelas suas praias excelentes ou vida noturna, mas sim pelas novas regras balneares a implementar.
A Câmara Municipal de Albufeira vai proibir o uso de "biquíni, triquíni, fato de banho (...) calção e cueca" na via pública e em esplanadas. Segundo José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal, estas medidas – que também incluem a proibição de consumo de bebidas alcoólicas na via pública – servem como forma de "melhorar e qualificar o turismo" naquela região algarvia.
As multas pelo incumprimento de regras como estas podem varias entre os 300 e os 1500 euros.
Mas engane-se se pensa que Portugal é o único país do Mundo com regras deste tipo.
Em Espanha, é também proibido circular na via pública utilizando calções ou biquíni, podendo também haver lugar ao pagamento de multas por parte de quem não cumprir as regras. Para além disso, em Maiorca e Ibiza as restrições relativas ao consumo de álcool na rua também existem, especialmente em casos de happy-hour, bar aberto ou festas em barcos.
Além disso, prepare-se para pagar a taxa turística por cada dia que estiver ao sol nos pontos mais turísticos de Espanha.
Já na Grécia o respeito pelos monumentos é tanto que, se for apanhado com calçado pouco adequado dentro de um dos locais históricos, pode vir a pagar uma multa de 900 euros. E mais, em algumas regiões, os saltos altos chegaram mesmo a ser proibidos!
À semelhança de Espanha, aqui, também deverá pagar uma taxa por ser turista que pode chegar até aos 56 euros, numa estadia que dure uma semana. Já se for apanhado a fumar num espaço fechado, a multa pode chegar até aos 500 euros.