
O turismo é dos setores que mais sustentam países como Portugal, mas as consequências da grande quantidade de pessoas nas cidades podem agravar-se e colocar em causa o bom funcionamento destas.
O fenómeno do overtourism é observado nos destinos onde quer os locais, quer os próprios visitantes percebem que existem demasiadas pessoas, diminuindo a qualidade de vida na área em questão.
Na rede social Reddit, os utilizadores partilharam as suas opiniões sobre este tópico respondendo à questão: "Que local do teu país consideras que sofre com demasiado turismo?" e as respostas passaram um pouco por todo o mundo.
Em grande destaque aparecem os Parques Naturais dos Estados Unidos da América. Locais como Yosemite ou Zion são considerados dos mais bonitos de todo o mundo, mas, segundo vários utilizadores da rede social, sofrem com os cortes no financiamento e com o crescimento da população que cada vez mais se interessa por turismo.
Alguma da culpa para este problema é também colocada nos influenciadores digitais e na forma como 'publicitam' os locais, atraindo turistas de forma bastante rápida: "Toda a gente quer viajar agora porque vêm os influenciadores a falar de vários locais".
E parece que também as pequenas aldeias estão a ser 'contaminadas' por grandes quantidades de turistas. Um exemplo disso é Hallstatt, na Áustria que, apesar de ter pouco mais de 900 habitantes, conta com dezenas de milhares de turistas por dia. "Fui turista em Hallstatt há cerca de dois anos (...) Tenho pena dos habitantes locais", partilhou um utilizador.
Os habitantes da aldeia que terá inspirado o reino de Arandelle, do filme Frozen, da Disney, até já se manifestaram contra o turismo na zona, bloqueando a estrada que conduz à mesma.
Também várias cidades europeias como Edimburgo, Praga e Cracóvia foram mencionadas em resposta à pergunta, referindo-se que muitas vezes é complicado andar pelas cidades e que os preços das rendas são bastante acima do que os locais conseguem aguentar.
Claro que Lisboa também não ficou de fora desta lista. Alguns utilizadores referiram que a capital portuguesa se tornou na cidade "querida" de vários turistas, originando uma constante onda de visitantes: "É o país mais barato da Europa Ocidental com bom tempo, paisagens muito bonitas, comida saborosa e é segura", pode ler-se num comentário.