
A época das amendoeiras em flor é um dos espetáculos naturais mais bonitos que acontece na região Douro. Milhares de visitantes são esperados na região até ao fim de março. Um branco com tons de rosa que marca o fim do inverno e o início da primavera, são as flores que envolvem os vales dos rios do Norte de Portugal.
São vários os concelhos que dão início a uma série de atividades, desde o desporto à cultura, para promover o turismo rural desta época. Se procura uma escapadinha de fim de semana diferente, esta é a opção ideal.
Vila Nova de Foz Côa
Este ano, a CP renovou a parceria com o concelho de Vila Nova de Foz Côa de forma a promover não só o território, mas também o turismo ferroviário. Nos fins de semana de 17 e 18, 24 e 25 de fevereiro e 2 e 3 de março por 49 € tem viagens de comboio do Porto à estação do Pocinho, com ligação de autocarro a Foz Côa.
A Festa da Amendoeira em Flor decorre de 16 de fevereiro a 3 de março. Entre música, passeios e uma feira com produtos locais, a festa que tem como estrela principal a amêndoa conta com milhares de visitantes e várias atividades. O investimento de 2024 vai rondar os 300 mil euros nas festividades. De acordo com a autarquia, o retorno esperado será bem maior, pois esta é uma iniciativa que mexe com a economia local direta e indiretamente.
Freixo de Espada à Cinta e Mogadouro
O concelho de Freixo de Espada à Cinta afirma-se como "a capital da amendoeira em flor" nos dias 24 e 25 de março e 2 e 3 de março, pela terceira vez consecutiva. No dia 1 de março é a vez de Mogadouro abrir as festividades, tendo em conta que, devido às eleições, no dia 10 de março, houve uma alteração na programação das atividades.
Torre de Moncorvo
Com as atividades a iniciarem a 9 de março e a terminarem no dia 31, na Torre de Moncorvo o palco principal é do mercadinho da Amendoeira em Flor, Rota da Pipas e o Festival Gastronómico da Churra da Terra Quente.
Cada um dos concelhos promove à sua maneira a cultura e a gastronomia para cativar mais turistas. A tradição é o ingrediente secreto dos meses fevereiro e março, nos distritos de Braga e da Guarda.