Se sonha com praias tranquilas, vilas autênticas e natureza intocada, mas fica em pânico só de pensar em multidões e filas para tirar fotos, aqui estão boas notícias: nem todas as ilhas europeias se transformam em marés humanas durante o verão.
A plataforma 'BookRetreats' analisou dados da Comissão Europeia sobre a densidade turística nas ilhas, isto é, o número de pernoitas por quilómetro quadrado e elaborou uma lista com as ilhas menos saturadas da Europa. E sim, Portugal também marca presença, com o maravilhoso Arquipélago dos Açores.
Svalbard, na Noruega, ocupa o primeiro lugar, considerada a ilha europeia mais tranquila, com apenas 2,4 turistas por quilómetro quadrado. Protegida por reservas naturais e regulamentos ambientais apertados, aqui, o verão significa sol da meia-noite, temperaturas amenas, (comparativamente ao inverno com temperaturas entre -2ºC e 8ºC,) e a possibilidade de explorar a paisagem ártica de forma única.
Já na Grécia, longe da azáfama de Santorini ou Mykonos, há uma joia escondida chamada Chios. Apesar de ser a quinta maior ilha grega, a Chios regista muito menos visitantes (353,81 por quilómetro quadrado) e aposta num turismo discreto: nada de resorts gigantes, apenas pousadas pitorescas e aldeias encantadoras. A sua economia gira em torno da produção de mastique, uma resina natural exclusiva da região, que ajuda a manter o turismo sob controlo.
Se procuras uma fuga verdadeiramente serena, estas são as cinco ilhas europeias que evitaram o excesso de turismo
1. Svalbard, Noruega
2. Åland, Finlândia
3. Chios, Grécia
4. El Hierro, Espanha
5. Açores, Portugal