
'Ainda Estou Aqui' tem arrebatado o público um pouco por todo o mundo com a história de superação de Eunice Paiva, mas o que muita gente não sabe é que este filme vem no seguimento de um livro com o mesmo nome.
Publicado em 2015 pela Alfaguara, no Brasil, o livro 'Ainda Estou Aqui' narra a história de Eunice Paiva, que depois de ver o marido a ser levado por membros da ditadura militar brasileira, durante o ano de 1971, fica de repente sozinha com os cinco filhos e sem respostas para o que terá acontecido a Rubens Paiva. O testemunho de uma luta que durou mais de 25 anos para fazer justiça e perceber o que terá acontecido.
O que poderá também não saber é que o autor deste livro é Marcelo Rubens Paiva, um dos cinco filhos de Eunice e Rubens Paiva, que presenciou as angustiantes consequências desta ditadura militar no seio da sua família, revisitando as suas memórias que, agora, foram adaptadas ao cinema, resultando num fenómeno de gigante sucesso.
Em entrevistas, por altura do lançamento do livro, Marcelo revelou que a sua primeira ideia seria escrever sobre a história do pai, mas que rapidamente o livro acabou por se tornar sobre a luta da mãe contra uma ditadura que durou mais de 20 anos: "Minha mãe atuou muito mais contra a ditadura do que o meu pai", contou.
"O meu pai foi uma vítima da ditadura, minha mãe atuou para derrubar a ditadura", explicou Marcelo, recordando a forma como a mãe criou cinco filhos, depois de um acontecimento traumático na sua vida.
Agora, este livro vê-se adaptado a um filme que está nas bocas do mundo. Com Fernanda Torres no papel principal, a trama venceu o Óscar para Melhor Filme Estrangeiro.