O ano começa, como já é habitual, com a cerimónia dos Globos de Ouro, em Los Angeles, que coloca no radar uma série de filmes que se tornam nos mais desejados do momento.
Janja Lula de Silva abre as portas da residência oficial do presidente brasileiro para revelar quais são as áreas do governo em que vai contribuir e para falar do "jogo às vezes de intriga, às vezes de ataque" que já nota à volta.
A morte de Gal Costa, aos 77 anos, transporta-nos aos quatro magníficos da música baiana que outrora, bem lá atrás, impulsionaram o Tropicalismo e formaram juntos os Doces Bárbaros. Gal, a cantora da “voz de cristal”, ajudou a escrever um dos mais importantes capítulos da Música Popular Brasileira.
Como rainha foi obrigada a negar todo e qualquer apoio ao duque de York. Sujeitou-o à humilhação de ficar sem títulos reais e militares, forçou-o a retirar-se da vida pública e declarou-o financeiramente independente, sem direito aos dinheiros do fundo público. Contudo, como mãe, nunca lhe virou as costas ou negou o imenso amor que nutre por ele. Vá para onde for, é uma fotografia de André que a monarca de Inglaterra traz sempre consigo. Faz lembrar a parábola do filho pródigo: “Este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi encontrado”.