
EXPRESSO DO GLACIAR
Os Alpes Suíços esperam por si através desta linha que chega a sítios remotos e de uma beleza única. Ao todo, o percurso atravessa quase 300 pontes, 90 túneis e atinge a altitude máxima de 2000 metros. As paisagens são de cortar a respiração, em especial no inverno quando um manto de neve branco a torna especial e única. São 300 quilómetros e um percurso de mais de sete horas o que tem pela frente, mas vale bem a pena!
CALEDONIAN SLEEPER, DE LONDRES A ESCÓCIA
O comboio de liga Londres à Escócia modernizou-se há pouco tempo e agora está ainda mais apetecível para viajar. As paisagens, com o verde a ser a nota dominante, merecem fotografias a cada dez minutos de viagem.
CINQUE TERRE, ITÁLIA
Sempre com o mar a espreitar pela janela, esta viagem, em Itália, permite-lhe passar por vários pontos como Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore. É uma viagem para fazer com calma, para parar e conhecer as pequenas povoações que encontra pelo caminho e lhe permitem misturar-se com a cultura local.
TRAIN DE PIGNES, NICE
Se tem curiosidade de conhecer as maravilhas da Riviera Francesa este trajeto é perfeito com a costa a recortar-se diante si. Pode apanhar o Train de Pignes em Nice e a partir daí não há impossíveis, com os Alpes e o mar a garantirem pequenos postais a cada curva. Este é um destino para fazer sem pressas e com predisposição para parar em cada vila e mergulhar um pouco mais na cultura francesa.
FLAM RAILWAY
Entre montanhas, fiordes e baixas temperaturas estende-se o Flam Railway, que percorre a Noruega. No entanto, o percurso mais popular liga Bergen a Oslo, com paisagens de sonho a emoldurarem esta viagem por este país nórdico.
COMBOIO DO DOURO
São cinco carruagens históricas, ligadas a uma locomotiva a vapor, que data de 1925. Depois de uma paragem, a linha do Douro voltou ao ativo em 2016 e desde então nunca mais parou, quase sempre com lotação esgotada. O percurso parte da Régua, faz uma paragem no Pinhão e depois continua até ao Tua. A paisagem faz-se essencialmente de rio, vinhas e arribas, mas vale cada fotografia tirada.