
Viajar de comboio é viajar sem pressa, é olhar pela janela e ver beleza em todos os recantos, é conhecer verdadeiramente as paisagens dos países por onde passamos, é tirar fotografias lindas a cada paragem. Para os apaixonados por este tipo de passeios, saibam que na Europa há rotas únicas que valem muito a pena ser percorridas. Deixamos-lhe oito sugestões que, quem sabe, talvez aplique numa das suas próximas férias.
JACOBITE, NA ESCÓCIA
Há muito que este percurso, que tem início junto à montanha mais alta da Grã-Bretanha, é conhecido como um dos mais bonitos do Mundo, mas ganhou uma outra dimensão depois de ter servido de cenário aos filmes da saga 'Harry Potter'. Desde aí, tornou-se conhecido como o próprio comboio de 'Harry Potter', embora a sua beleza vá muito para além das semelhanças com a história de J.K. Rowling. Há verde, lagos e beleza natural a perder de vista nas linha ferroviária que atravessa parte da Escócia.
EXPRESSO DO GLACIAR
Os Alpes Suíços esperam por si através desta linha que chega a sítios remotos e de uma beleza única. Ao todo, o percurso atravessa quase 300 pontes, 90 túneis e atinge a altitude máxima de 2000 metros. As paisagens são de cortar a respiração, em especial no inverno quando um manto de neve branco a torna especial e única. São 300 quilómetros e um percurso de mais de sete horas o que tem pela frente, mas vale bem a pena!
BELMOND - VÁRIAS ROTAS
O Belmond Venice Simplon-Orient-Express liga vários pontos da Europa e permite, ao todo, 26 rotas, de Londres, a Veneza, passando por Estocolmo, Paris ou Budapeste. O difícil é mesmo escolher os pontos a percorrer.
CALEDONIAN SLEEPER, DE LONDRES A ESCÓCIAO comboio de liga Londres à Escócia modernizou-se há pouco tempo e agora está ainda mais apetecível para viajar. As paisagens, com o verde a ser a nota dominante, merecem fotografias a cada dez minutos de viagem.
O comboio de liga Londres à Escócia modernizou-se há pouco tempo e agora está ainda mais apetecível para viajar. As paisagens, com o verde a ser a nota dominante, merecem fotografias a cada dez minutos de viagem.
CINQUE TERRE, ITÁLIASempre com o mar a espreitar pela janela, esta viagem, em Itália, permite-lhe passar por vários pontos como Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore. É uma viagem para fazer com calma, para parar e conhecer as pequenas povoações que encontra pelo caminho e lhe permitem misturar-se com a cultura local.
Sempre com o mar a espreitar pela janela, esta viagem, em Itália, permite-lhe passar por vários pontos como Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore. É uma viagem para fazer com calma, para parar e conhecer as pequenas povoações que encontra pelo caminho e lhe permitem misturar-se com a cultura local.
TRAIN DE PIGNES, NICE
Se tem curiosidade de conhecer as maravilhas da Riviera Francesa este trajeto é perfeito com a costa a recortar-se diante si. Pode apanhar o Train de Pignes em Nice e a partir daí não há impossíveis, com os Alpes e o mar a garantirem pequenos postais a cada curva. Este é um destino para fazer sem pressas e com predisposição para parar em cada vila e mergulhar um pouco mais na cultura francesa.
FLAM RAILWAY
Entre montanhas, fiordes e baixas temperaturas estende-se o Flam Railway, que percorre a Noruega. No entanto, o percurso mais popular liga Bergen a Oslo, com paisagens de sonho a emoldurarem esta viagem por este país nórdico.