
O Galo de Barcelos faz parte da história de Portugal, tendo origem numa lenda antiga. Reza a história que, depois de um peregrino ser injustamente condenado à forca por roubo, quando ia a caminho de Santiago de Compostela, um galo assado cantou no prato do juiz no momento em que ia ser executado. A história começou a contar-se de geração em geração, fazendo agora parte das tradições nortenhas.
Para honrar a tradição do famoso Galo de Barcelos, que passaria a ser símbolo de Portugal, entre os dias 10 e 12 de outubro, vai realizar-se em Barcelos Entre 10 e 12 de outubro o Fim de Semana Gastronómico do Galo Assado, inserido no programa '7 Prazeres da Gastronomia'.
Escusado será dizer que ao longo destes dias, o galo será rei e senhor, mas não apenas o assado, tradicional, porque aqui quem manda são os restaurantes e a imaginação dos seus profissionais da cozinha.
Eis a lista dos restaurantes onde pode experimentar o galo, no Minho, mediante reserva: Bagoeira (Barcelos), Belchior (Campo), Arcos na Praça (Barcelos), Chuva (Barcelinhos), Dom Carlos (Silva), Furna (Barcelos), Galliano (Barcelos), Muralha (Barcelos), Os Mouros (Arcozelo), Pedra Furada (Pedra Furada), Restaurante Maná (Barcelos), Restaurante NuSal (Barcelinhos),Restaurante Pérola (Barcelos), Rústico (Mariz), Solar Vila Meã — Restaurante Barro (Silveiros), Solar das Fontes (Várzea), Sonho do Cávado (Manhente), Taberna do Armindo (Remelhe), Taberna Lopes (Gilmonde), Taberna “O Manhoso” (Tamel S. Veríssimo), Três Marias (Barcelos) e Vera Cruz (Barcelos).