No início do ano, ouvimos falar de toda uma espécie de desafios que as resoluções de ano novo nos impõem. Deixar de fumar, dietas, cortar com o açúcar durante duas semanas são tudo mudanças no estilo de vida aspiradas por grande parte das pessoas.
No entanto, há um desafio que este ano entrou definitivamente na moda e que se chama
Dry January. É isso mesmo, percebeu bem. Traduzido para português é qualquer coisa como 'Janeiro seco' ou às secas, neste caso, e que promete deixá-lo sem uma pinga de álcool no organismo, depois dos excessos das festas de fim de ano.
A ideia é desintoxicar o corpo durante 31 dias consecutivos e desfrutar dos benefícios que um mês álcool free traz para a saúde. Mas e quais são eles?
O QUE MUDA AO FIM DE UM MÊS?
Ficaria surpreendido se soubesse que um mês sem consumir bebidas alcoólicas é coisa para deixar o seu organismo regenerado.
Até porque, de acordo com estudos realizados no Reino Unido, basta uma noite de excessos para que o contrário também aconteça, com um aumento de risco de doenças cardiovasculares.
Mas foquemo-nos no lado positivo do Dry January. No Reino Unido, o país pioneiro da iniciativa, diversos estudos já foram realizados. Pretendem saber, essencialmente, como se sentem os envolvidos ao fim de um mês.
E a verdade é que 70 por cento sente uma melhoria geral na saúde, sendo que está na ordem dos 80 por cento os que notam diferença também na carteira.
Em relação à saúde, eis o que muitos relatam após a abstinência ao álcool: dormem melhor, a pele está mais bonita, o cabelo mais saudável, sentem-se mais concentrados e há também uma dimunuição significativa da sensação de inchaço no estômago e de problemas como refluxo gástrico.
E se isto é aquilo que as pessoas que se submeteram livremente ao Dry January sentem na pele, os médicos vão mais longe e afirmam que com
apenas um mês sem álcool é possível baixar a tensão arterial e também dar início a uma perda de peso, melhor funcionamento do cérebro com a memória a entrar nos eixos.
Como em todos os desafios, compromisso é fundamental, pelo que no site ou conta de Instagram criados para incentivar ao movimento, sugere-se que escolha um grupo de pessoas, do trabalho, família ou círculo de amigos para dar início a um mês longe de cerveja, vodka e vinho.
Mas atenção: cuidado quando voltar. É que os especialistas também alertam que, se não conseguir ou quiser manter-se na abstinência, deve voltar às noites de folia com moderação para não deitar tudo a perder.