'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Weeke

Portugal veste-se de roxo para uma data marcante: os 270 anos do Grande Terramoto

No próximo dia 1 de novembro, assinalam-se 270 anos desde o dia em que Lisboa tremeu a uma magnitude de 9 na escala de Richter. Há várias ações programadas para recordar a data.
29 de outubro de 2025 às 19:30
Lisboa recorda os 270 anos do terramoto com monumentos iluminados de roxo
Lisboa recorda os 270 anos do terramoto com monumentos iluminados de roxo

No primeiro dia de novembro de 1975, Portugal e, nomeadamente Lisboa, vivia o inimaginável: aquele que ficaria conhecido como o Grande Terramoto, com uma magnitude 9 na Escala de Richter, e que destruiria grande parte da cidade. Este sábado, dia 1, assinalam-se os 270 anos sobre a data e para a assinalar haverá ações programadas por todo o país para, mais do que lembrar o que aconteceu, Portugal estar, de alguma forma, consciencializado de que há que estar preparado para uma catástrofe natural e saber como agir nesses casos.

Assim, na noite de 31 de outubro, vários monumentos em Lisboa - como o Cristo Rei, Castelo de São Jorge ou Marquês de Pombal - Setúbal, Leiria, Lagos e Ponta Delgada ficarão iluminados de roxo, a cor que simboliza esta iniciativa, e no dia seguinte, pelas 9h40, a hora exata a que o sismo começou, sirenes vão-se ouvir pot toda a cidade de Lisboa, ao que se irão os navios da Transtejo Soflusa no Tejo.

Nesse dia, apela-se ainda à população que vista uma peça de roupa roxa ou coloque um pano da mesma cor à janela.

Em paralelo, o Quake, museu de Lisboa dedicado ao Terramoto, preparou uma programação especial para esse dia.

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável