'
FLASH!
2025
Compre aqui em Epaper
Weekend Pets

Um novo amigo em casa? 6 regras de ouro para que a adoção do seu patudo não seja um fiasco

Antes de decidir adotar um novo amigo, há uma lista de fatores a ter em conta. Espreite e veja se está pronto para a decisão que vai mudar a sua vida.
28 de dezembro de 2022 às 22:52
animal de estimação
animal de estimação

Entre as resoluções de ano novo, há sempre quem tenha decidido aumentar a família com a adoção de um amigo de quatro patas. Mas a verdade é que, se não estiver bem preparado, este momento há muito sonhado pode transformar-se num verdadeiro pesadelo. Por isso, é importante que siga algumas regras de ouro antes de embarcar na grande [e maravilhosa] aventura que é ter um animal de estimação.

1. NÃO ESCOLHA POR CATÁLOGO

Se viu na internet um cão ou gato de ar super fofinho e que acredita ser o seu novo companheiro ideal, considere fazer, em primeiro lugar, uma visita à instituição onde estes estão albergados. Tente perceber um bocadinho a história do animal, descrever aos responsáveis o seu estilo de vida e quais as expectativas que tem em relação ao seu novo amigo de quatro patas. Estes vão ajudá-lo a perceber qual é o parceiro ideal para si. 

2. TER A CASA PRONTA

Receber um pet em casa, especialmente se for um bebé, pode ser um verdadeiro desafio. Por isso, antes de receber o seu novo hóspede em casa prepare-a para o pior. Não deixe no chão pequenos objetos que este possa engolir e olhe para o seu apartamento com uma atenção redobrada para perceber quais serão os alvos fáceis para o novo rei da casa. Depois, é só comprar uma caminha, comedouro, ração e alguns brinquedos para que o seu cão ou gato não fique demasiado entediado nas suas ausências.

3. CHIP E VACINAS

Ter um animal de estimação é uma responsabilidade para a vida e claro que não é preciso levá-lo ao spa, mas há dinheiro a gastar quando se adota um pet. Aos dias de hoje, este tem de estar oficialmente registado e possuir um chip e ter as vacinas obrigatórias em dia. No entanto, há alguns canis que fazem esse serviço a preços mais acessíveis do que o veterinário.

4. AVISE OS SEUS VIZINHOS

Até pode correr tudo às mil maravilhas, mas é provável que, no caso de adotar um cachorro, este chore nas primeiras noites na nova casa. Para evitar problemas, uma solução é avisar os seus vizinhos de que a partir de agora tem um novo membro na família e alertar para que as primeiras noites podem ser mais complicadas. Na verdade, receber um novo animal de estimação em casa exige paciência e dedicação e é imperativo que respeite os seus tempos de adaptação. 

5. PELOS E LIMPEZA

Para quem não está habituado a ter animais de estimação, passar a conviver com pelos em casa pode ser uma dor de cabeça. Investir num aspirador com um bom poder de sucção, ter uma mopa sempre à mão e, no limite, definir as áreas de circulação do pet podem ajudá-lo a não tornar este fator num problema.

6. PASSEIOS E DEDICAÇÃO

Lembre-se que um cão exige vários passeios por dia, mas qualquer animal, mesmo que não tenha necessidade de sair de casa, requer dedicação e tempo. As suas rotinas vão mudar e quando for de férias vai ter de, ou levá-lo consigo, ou encontrar um sítio onde o deixar. Tenha isso em consideração [e também as despesas que vai ter de ter com veterinário] na altura de tomar a decisão de adotar o seu novo amigo.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável