
São pequenos prazeres que aquecem o corpo e a alma. Com os dias a ficarem cada vez mais frios, desfrute de uma bebida espirituosa ao fim do dia, devagar, sem olhar para o relógio. Cada gole destes néctares dos deuses é uma verdadeira bênção e faz maravilhas pelo bem-estar. E como o que é nacional é bom, conheça os melhores digestivos de assinatura portuguesa.
LICOR DE AMÊNDOA AMARGA
Produzido originalmente no Algarve, este licor faz as delícias de muito boa gente. Umas pedras de gelo e um pouco de limão são uma boa alternativa para cortar o doce da bebida, também conhecida como amarguinha. Como digestivo ou ingrediente para cocktails, o sucesso é garantido.
AGUARDENTE DE MEDRONHO
Ainda a Sul - maioritariamente entre o Algarve e o Alentejo - temos a famosa aguardente de medronho. Devido ao elevado teor de álcool, quem prova pela primeira vez pode ficar arrepiado com o sabor, mas se apurar o paladar conseguirá apreciar verdadeiramente esta bebida, produzida através do fruto das medronheiras.
LICOR DE POEJO
Feita através do poejo, uma planta encontrada tradicionalmente no Alentejo, este licor, com cerca de 20 por cento de álcool, é o digestivo perfeito. Com um ligeiro travo a menta, é o ideal para beber após uma típica refeição alentejana.
MOSCATEL
De Setúbal ou do Douro, esta bebida é produzida através das uvas moscatel, tendo um sabor adocicado. Quer-se bem fresco e é o parceiro ideal para o fim de refeição.
GINJA DE ÓBIDOS
Originalmente da vila de óbidos, este licor é um dos mais famosos em solo nacional. Com um sabor adocicado das ginjas, pode ainda ser servido em copo de chocolate e com uma ginja a acompanhar. Uma explosão de sabores a não perder.
LICOR BEIRÃO
Famoso além-fronteiras, o Licor Beirão nasceu na Lousã e é famoso pelo seu sabor intenso e adodicado. A receita, claro, é segredo, mas sabe-se que parte de uma mistura entre menta, canela, alecrim, alfazema e cardamomo.
VINHO DO PORTO É, sem dúvida, o aperitivo mais famoso de Portugal. Produzido através de uvas da região demarcada do Douro, o vinho do Porto data ao século XVII e hoje goza de uma reputação que o leva a ser apreciado um pouco por todo o Mundo.
É, sem dúvida, o aperitivo mais famoso de Portugal. Produzido através de uvas da região demarcada do Douro, o vinho do Porto data ao século XVII e hoje goza de uma reputação que o leva a ser apreciado um pouco por todo o Mundo.
PONCHA
É a bebida por excelência da Madeira. Feita com aguardente de cana, açúcar e sumo de limão, o seu sabor cativa, mas não se deixe enganar pelo travo adocicado, pois como qualquer bebida com aguardente o teor alcoólico é bastante elevado.
LICOR DE CAFÉ
Esta bebida típica dos Açores, nomeadamente da ilha de São Miguel, é perfeita para acompanhar com doces, já que o travo amargo se mistura na perfeição com o açúcar. Quem aprecia, diz que também 'casa' muito bem com um simples chocolate preto.