
Cinco meses depois do desaparecimento do cantor Nuno Baptista, que dava corpo à personagem Zé do Pipo, eis que o agente e autor do projeto, Luís Martins, decidiu seguir em frente com um personagem igual, mudando-lhe apenas o nome.
Nasceu assim o Manel do Barril que sobe ao palco para cantar com as mesmas bailarinas, que passaram de "piponetes" para "barriletes". As músicas continuam indênticas: muito marotas.
Luís Martins revela à TV Guia que Celeste Roberto Baptista, a ainda mulher do desaparecido Zé do Pipo, é a autora das letras de nove das dez músicas do álbum do substituto.
"Ponho o Pau na Ginja Dela", é a aposta de lançamento de Manel do Barril e é também um tema da autoria da mulher de Zé do Pipo.
O álbum de estreia de Manel do Barril conta ainda com uma música composta pelo desaparecido Zé do Pipo, que foi escrita em homenagem à sua terra natal. "Em Penhiche (A Mete Em Pé)" é como se chama o tema que será dançado e cantado pelas bailarinas e pelo sucessor do famoso artista, desaparecido na madrugada de 6 de novembro, presume-se que no mar de Peniche.