Ciúmes, mentiras e 'prisão': as verdadeiras causas que levaram à separação de Bárbara Norton de Matos e João Moura Caetano
A atriz bem lutou pela relação... mas não deu. Pequenas mentiras, mal-entendidos e princípios de vida diferentes "sufocaram" a atriz. Além das pressões a que esteve sujeita ao longo destes meses. Toda a história de um noivado, que numa chegou a evoluir para casamento... e não foi por "falta de comparência".
"Esta relação teve uns contornos mediáticos horríveis e muito estranhos, que nunca me tinha acontecido na vida e realmente já não aguentava mais essa parte". Esta foi uma das justificações que Bárbara Norton de Matos deu, num pequeno vídeo que divulgou no seu instagram, anunciando, ela própria a rutura com o cavaleiro tauromáquico João Moura Caetano.
A atriz fez o anúncio ao volante do seu carro, num cenário campestres, numa imagem que pode servir de metáfora à despedida a uma vida - mais do que uma relação - pela qual lutou... mas à qual não se conseguiu adaptar. Afinal, nem ela é uma tradicional mulher "do campo" nem João é um homem "cosmopolita". Há um abismo entre ambos e a forma de encararem a vida que, num caso assim, não é simples de ultrapassar apenas com amor. Há muito mais questão.
"Decidi fazer um vídeo, porque daquilo que vocês me conhecem sabem que eu sou uma pessoa transparente e gosto de ser sempre eu a dizer as coisas e a informar. Eu decidi acabar a minha relação com o João, está acabada, cada um segue o seu caminho", explicou Bárbara, justificando a atitude exatamente pelos contornos mediáticos que a relação assumiu desde o primeiro momento. "Peço que respeitem a minha vida privada e a mim, porque eu sempre respeitei e sempre respondi a tudo, mas desta vez não vou falar mais sobre isto, vai ficar por aqui". E concluiu: "Foi um namoro. Os namoros servem para isso, para as pessoas se conhecerem e cheguei à conclusão que não estamos alinhados e fica assim.
Mas por que é que não estavam "alinhados"?
O anúncio do fim da relação surge um dia depois de ser conhecida a renúncia de Bárbara a um papel na ficção. A atriz - embora hoje se dedique a projetos na internet, a sua formação é de atriz - alegadamente não estava interessado no mesmo por falta de relevância. Porém, ainda ontem a FLASH! explicava que havia razões "caladas" mais profundas e que, na base da recusa do trabalho, entre elas a própria relação de Bárbara com o cavaleiro tauromáquico.
Bárbara surgiu na vida de João Moura Caetano no momento em que este punha fim a uma relação com outra estrela da televisão: Luciana Abreu. E o fim desse namoro não foi simples, com acusações por parte da cantora e atriz, que envolviam um corte com as afilhadas do cavaleiro - as gémeas filhas de Luciana. Tudo isto era divulgado nas redes sociais, imprensa e demais meios ao dispor. A polémica instalou-se, tornou-se tema de tertúlias "cor-de-rosa", enquanto Bárbara lutava por iniciar uma relação que era, à partida, tema de "discussão pública".
Os ciúmes tomaram conta da nova relação, com acusações de que João continuaria a manter contacto com a ex-namorada, com Bárbara a tentar desvalorizar publicamente. A atriz chegaria inclusivamente a mudar-se parcialmente para a herdade do toureiro, no Alentejo, tentando assim dar tudo pela relação mas nunca deixando de se sentir presa a uma série de principios conservadores - e marialvas - nunca abandonados por Caetano.
No vídeo agora divulgado, Bárbara é pragmática: "Estou cheia de projetos, de coisas profissionais que eu preciso me focar." Quer com isto dizer que precisa voltar à vida habitual, em Cascais, à representação e à família.