
Pelo menos 384 pessoas morreram no tsunami que atingiu esta sexta-feira as cidades de Palu e Donggala, na ilha indonésia de Celebes, antes sacudida por dois sismos, anunciou a Agência Nacional de Mitigação de Desastres indonésia, sitada pela Sábado.
#BREAKING Indonesia quake-tsunami death toll jumps to 384: disaster agency pic.twitter.com/1LUel9Ngf4
Registaram-se ainda 540 feridos, anunciou o porta voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho. O mesmo responsável frisou, em conferência de imprensa, que foi encontrado um elevado número de corpos ao largo da costa da ilha de Celebes, pelo que se prevê que o número de mortos aumente ainda mais nas próximas horas.
A energia da ilha foi cortada devido ao impacto da onda de dois metros que atingiu a zona turística.
Segundo o porta-voz da agência, Sutopo Purwo Nugroho, o tsunami arrastou casas e há famílias desaparecidas.
Veja o vídeo do tsunami:
Omg there have earthquake and tsunami in palu Indonesia stay safe everyone #Prayfordonggala #Prayforpalu pic.twitter.com/jUBqYJ2ajB
Dois sismos abalaram hoje a ilha indonésia de Celebes, com magnitudes de 6,1 e 7,5, e há registo de pelo menos um morto e dez feridos, segundo as autoridades.
O sismo mais forte, às 18:02 locais (11:02 em Lisboa), ocorreu a uma profundidade de 10 quilómetros, e a 56 quilómetros a nordeste de Donggala, na ilha de Celebes (Sulawesi, em indonésio), segundo o centro geológico norte-americano (USGS, na sigla em inglês).
No primeiro tremor de terra, de magnitude 6,1 e que ocorreu às 15:00 locais (08:00 em Lisboa), pelo menos uma pessoa morreu, dez ficaram feridas e dezenas de casas sofreram danos, segundo a Agência Nacional de Mitigação de Desastres indonésia.
"A vítima foi atingida por um edifício que ruiu", disse a agência em comunicado.
Segundo o USGS, este sismo teve o seu centro a uma profundidade de 18 quilómetros, a cerca de 30 quilómetros a norte da cidade de Donggala, no centro de Celebes.
A Indonésia é frequentemente afectada por sismos por se encontrar no "Anel de Fogo do Pacífico", um círculo de vulcões e falhas sísmicas na bacia do Pacífico.
Em Dezembro de 2004, um sismo de magnitude 9,1 ao largo de Sumatra, oeste da Indonésia, provocou um tsunami que matou 230 mil pessoas numa dezena de países.