
Rui Rocha, presidente da Iniciativa Liberal, está de saída da liderança da Iniciativa Liberal.
Em email, citado pelo Observador, Rui Rocha afirma que “durante os quase dois anos e meio em que tive a honra de exercer a função de Presidente da Comissão Executiva, a Iniciativa Liberal defendeu um Portugal mais livre em quatro eleições regionais (Açores e Madeira), umas eleições europeias e duas eleições legislativas a que se somaram ainda as eleições internas de 2023 e 2025? . Segundo a Lusa, Rocha reconheceu que o partido não atingiu “a preponderância que todos desejavam” nas legislativas de 18 de maio, no final de uma reunião da comissão executiva, em Lisboa.
A demissão acontece ao fim de menos de duas semanas após as eleições legislativas antecipadas, que obteve 5,36% dos votos e nove mandatos.
Para Rocha isso não terá sido suficiente.
UMA VIDA DE GUERRAS
Política à parte, a vida do líder da IL não tem sido fácil. Durante as eleições legislativas de 2024, Rui Rocha passou por um período bastante delicado quando a mulher, Adélia Rocha, foi diagnosticada com um cancro. "A vida trouxe-nos momentos complicados, sobretudo para a Adélia. Foi um momento muito duro, foi-lhe diagnosticado um cancro. Foi diagnosticado muito cedo", contou o político no programa 'Júlia'.
E foi nessa altura que Rocha pensou em desistir: "Apanhou todo o período de eleições das legislativas de 2024. Tivemos um enorme apoio dos nossos filhos, fiz tudo o que era possível. Ponderei desistir das eleições, mas ela não me deixou. Foi muito difícil para ela".
Felizmente, tudo acabou por correr bem. "Ao fim de um ano, ela já estava pronta para voltar a trabalhar outra vez. Ela agora está muito bem, completamente recuperada. Os tratamentos são cada vez mais adequados", finalizou.