João Cotrim Figueiredo anunciou que não irá recandidatar-se a líder da Iniciativa Liberal e que irá abandonar o lugar em dezembro. O antigo diretor-geral da TVI - cargo que ocupou de 2010 a 2011 - comunicou e comentou a decisão na tarde de domingo na CNN Portugal - propriedade da Media Capital.
Sem adiantar os motivos da sua saída intempestiva do partido que fez crescer e atingir um resultado histórico nas últimas legislativas - com 4,91% dos votos e 8 deputados eleitos, tornando-se a quarta força política nacional - Cotrim justificou a decisão com questões "técnicas" do foro interno do partido. A sua saída vai levar a eleições antecipadas para a Comissão Executiva da Iniciativa Liberal.
"A Comissão Executiva da Iniciativa Liberal solicitou ao Conselho Nacional que marque também eleições para a Comissão Executiva na próxima Convenção Nacional, com o objectivo de se proceder ao alinhamento dos mandatos de todos os órgãos estatutários, contribuindo assim para a eficácia da acção política do partido e para a renovação da moção de estratégia global face ao quadro político saído das últimas eleições legislativas", pode ler-se num comunicado enviado pela IL à comunicação social.
Fonte próxima de Cotrim Figueiredo contactada pela FLASH! garantiu que a questão que move o líder da IL a sair é unicamente do foro pessoal mas nada tem a motivos de saúde. "Não está doente", garantiu.
Aguardam-se desenvolvimentos nos próximos dias sobre a decisão.