
Quem chega à vila de Barrancos, Beja, e se cruza na rua com um homem de gorro, barba branca de três dias e roupas mal amanhadas a sair de um pequeno e velho Peugeot verde, está longe de imaginar ter à sua frente Zé Maria Seleiro, hoje com 51 anos, o grande vencedor do primeiro 'Big Brother' em Portugal.
Em raras declarações, à 'TV Guia', o antigo herói nacional admite ter noção que "continua a ser um fenómeno de popularidade", mas recusa falar mais sobre o assunto. Mora sozinho, numa pequena casa, por cima de um antigo talho, no centro da vila de barrancos. Jadineiro durante o dia, ocupa o tempo com as compras para os pais.
É do conhecimento geral que Zé Maria nunca lidou bem com a fama que a televisão lhe trouxe e chegou mesmo a tentar o suicídio.
Em agosto de 2004 tentou atirar-se da Ponte 25 de Abril, mas acabou por ser salvo por militares da Brigada de Trânsito da GNR.
Dois dias depois, a 17 de agosto, foi visto a passear nu numa rua de Lisboa, e também nesse dia tentou atirar-se ao rio. Voltou a ter um anjo da guarda: agentes da PSP evitaram o pior e foi levado para o hospital Curry Cabral, em Lisboa. Foi depois internado no Hospital Miguel Bombarda e transferido para uma clínica psiquiátrica.
Leia toda a história, em exclusivo, na edição desta semana da TV Guia, já nas bancas, ou aqui.