
A tensão entre a rainha Letizia e a rainha Sofia não é de agora. Os conflitos entre os atuais reis de Espanha, Felipe VI e Letizia, e os eméritos, Juan Carlos e Sofia, começaram logo após o casamento entre o então herdeiro de Espanha e à época jornalista da TVE. Nessa altura, o príncipe das Astúrias e a mulher optaram por não ficar a viver no edifício principal do Palácio da Zarzuela.
Além disso, exigiram trabalhar com uma equipa escolhida por eles e que fosse completamente independente do reinado de Juan Carlos. Escolheram uma via de modernização da monarquia de forma a aproximá-la do povo. Essa decisão foi encarada pelos reis como tendo sido influência de Letizia.
Mas deixemos o passado e debrucemo-nos no presente. Recentemente, um antigo funcionário da Zarzuela veio revelar alguns segredos desta relação - nora e sogros - que só se tem deteriorado com o passar do tempo. "Letizia queixava-se muito da burocracia da Casa Real. Ela queria organizar os meios de comunicação e tinha o hábito de falar com os amigos jornalistas", contou.
Quando Felipe e Letizia descobriram que Juan Carlos I se queria divorciar de Sofia para casar com Corinna Larson, viram o seu futuro reinado ameaçado: "Estavam sempre preocupados que o seu acesso ao trono se estivesse a tornar mais complicado".
"O rei e Corina passaram a ser vistos como um sério obstáculo no caminho que haviam traçado em direção ao trono. Diziam: 'Não vamos conseguir, o meu pai vai deixar-nos sem reino'. Esta ansiedade deixava-os muito tensos nas suas relações com todos. Estavam sempre em tensão, tinham medo do que poderia ser descoberto", acrescentou esse funcionário.
A rivalidade entre Sofia e Letizia só se acentuava, uma vez que a rainha tinha ciúmes da nora e era nítido que as duas estavam em competição para quem se destacava mais e desempenhava melhor o papel de rainha: "Lembro-me da rainha Sofia dizer: 'Já fui à ópera e não apareci em lado nenhum [referindo-se à Imprensa]. O que tenho de fazer para sair mais vezes?' Dissemos-lhe para não se preocupar, que tinha a melhor taxa de aceitação entre as pessoas. Mas ela percebia como Letizia a estava a ofuscar."
Um dos maiores medos da emérita era, caso se divorciasse de Juan Carlos, ser destituída dos seus títulos e ser expulsa da Casa Real, o que não se concretizou. Não houve divórcio e ela manteve o respeito e o carinho do povo. Ainda hoje, Sofia é muito acarinhada por todos. Até mais do que a própria Letizia.