
Foi em 2023 que João Catarré recebeu a notícia mais desafiante da sua vida: um diagnóstico de cancro que lhe deixou a vida em suspenso. Ao longo de um ano, o ator dedicou-se aos tratamentos e à sua recuperação, vivendo em total recato esta fase, e sempre com um apoio muito especial, o da companheira, Joana Pais de Brito, com quem acabaria por se casar em segredo.
Um ano depois, surgia a notícia que faria o casal respirar de alívio: Catarré, de 44 anos, tinha vencido a batalha contra a doença. Sempre discreto em relação à vida privada, o ator abordaria o assunto de forma genérica, para garantir que o cancro lhe tinha dado novas balizas e perspetivas de vida.
"O facto de ter passado o problema com que me deparei e de o ter ultrapassado da melhor forma faz com que, agora, sinta outra motivação. Gostar de viver, gostar de andar aqui. Isto foi mesmo ultrapassar o maior desafio que me apareceu. E está ultrapassado", disse em conversa com Júlia Pinheiro, acrescentando que não podia ter tido uma melhor parceira ao seu lado.
"Tive sempre a Joana ao meu lado desde o princípio. Foi a grande força que tive ao meu lado. Foi o meu braço direito, esquerdo, pernas... Foi tudo e mais alguma coisa. Ela foi mesmo uma força muito especial e foi a melhor companhia que podia ter tido."
O cancro mudaria muito da sua vida e daria a Catarré um novo entusiasmo, que agora se reflete na forma como abraça as suas conquistas pessoais e profissionais. Se no amor não podia ter encontrado uma melhor parceira, no trabalho a vida também lhe sorri com a mudança para a estação onde começou a sua carreira, a TVI. Depois de a contratação ter sido apresentada na gala da estação, é revelado agora um dos motivos pelos quis o ator voltaria à casa-mãe, um verdadeiro salário galáctico, segundo revela a TV7 Dias.
Grandes notícias para Catarré, que depois do calvário como que renasce numa fase auspiciosa no amor e no trabalho.