'
Casas Reais

Dor profunda. Rainha Sofia amparada pelas netas no último adeus à irmã

Cerimónias fúnebres da princesa Irene decorrem este sábado em Espanha, e ficam marcadas pela emoção.
17 de janeiro de 2026 às 12:19
Rainha Sofia com netas no funeral da irmã
Rainha Sofia com netas no funeral da irmã

Decorrem este sábado, dia 17, as cerimónias fúnebres da princesa Irene da Grécia, irmã da Rainha Sofia, que faleceu na quinta-feira, 15, em Madrid, aos 83 anos. Carinhosamente conhecida como 'Tia Pecu', vivia no Palácio da Zarzuela na capital espanhola desde a morte de sua mãe, a rainha Frederica, em 1981. Era inseparável da irmã, a rainha emérita. Foi ela o grande apoio de Sofia ao longo do seu infeliz casamento com Juan Carlos I.

A despedida à princesa aconteceu na Catedral Ortodoxa de San Andrés e San Demetrio e ficou marcada pela emoção. De luto integral, Letizia e Felipe VI foram os primeiros a entrar no espaço, seguidos da Rainha Sofia, que foi amparada pelas netas, a infanta Sofia e a princesa Leonor, num gesto simbólico que suscitou muita ternura.

Depois de o corpo ter estado em câmara ardente no Palácio Zarzuela, este sábado as exéquias fúnebres decorreram com a presença de muitos rostos conhecidos da realeza espanhola e grega, país de origem de Irene.

Num dia bastante chuvoso, as infantas Cristina e Elena também marcaram presença, assim como outros membros mais jovens do clã como Victoria Frederica. Dezenas de coroas de flores foram entregues na capela em homenagem à fiel confidente da rainha Sofia.

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável