
Fernando Mendes é um caso de longevidade na nossa televisão. Enquanto o mercado mudou, os canais alteraram os seus rostos, travaram guerras sem precedentes, ele foi-se mantendo sempre no mesmo sítio, sempre a conduzir o mesmo programa. Há 21 anos que apresenta 'O Preço Certo', na RTP1, bafejado pelas boas audiências e mostra-se feliz tal como está, sabendo evoluir dentro do próprio formato e trilhar o seu caminho, num percurso do qual se orgulha, mas sem auto-endeusamentos.
"Nunca fui vaidoso e nunca nada me subiu à cabeça. Esta é a minha maneira de ser. Sempre fui assim, porque sei de onde é que venho e sei das minhas raízes. Claro que nunca pensei que isto corresse desta maneira, mas continuo a ser exatamente a mesma pessoa", disse, à revista 'Sexta', do Correio da Manhã, numa entrevista que é também uma lição de humildade.
Podia ser apenas mais uma frase para ficar bem entre as colunas de uma entrevista, mas quem o conhece diz que não podia ser mais real. E se dúvidas houvesse, ao longo destas duas décadas, Fernando Mendes já recebeu todo o tipo de convites, aliciado por quantias milionárias e manteve-se sempre fiel à estação que representa, algo que garante irá manter-se até ao fim.
"Por uma questão de ética nunca faria isso (sair da RTP). E quando digo nunca, é nunca. O dinheiro não é tudo na vida e depois já tenho 61 anos. Seria muito ingrato sair da RTP onde sou bem tratado e ninguém me chateia."
Há 20 anos a conduzir o mesmo formato, Fernando Mendes admite que o segredo do sucesso é um conjunto de fatores e recusa colocar o ónus na sua pessoa. "O que eu costumo dizer é que tenho a sorte das pessoas gostarem de mim. Há quem diga que a sorte procura-se, mas se calhar a mim a sorte encontrou-me. Mas reconheço que este é um fenómeno interessantíssimo."