
Julieta Rueff tem 23 anos e inventou uma granada 'pacífica', esclarece-se desde já, que emite um alarme sonoro de 110 decibéis durante 15 minutos e também alerta contactos de emergência, que salva mulheres vítimas de ataques. Julieta chamou a atenção da conceituada Forbes, que a meteu numa das suas listas. E logo ela, que tinha medo de sair à rua, a saltar para as páginas da Forbes na lista 'Forbes 30 Under 30' Europe 2025 na categoria de 'Impacto Social'.
Há três anos, em 2022, nasceu a FlamAid, um dispositivo de segurança pessoal em forma de granada que emite um alarme sonoro em situações de perigo, ideia que surgiu após uma experiência de perseguição em Barcelona e rapidamente se transformou num projeto reconhecido internacionalmente. Com apenas 23 anos, Julieta Rueff integra agora a conceituada lista.
Tudo começou após um regresso a casa, em Barcelona, que se tornou um pesadelo. Depois de um dia de aulas, que mudou para sempre a vida da portuguesa Julieta Rueff, esta foi perseguida por um homem: "Seguiu-me durante meses. Esperava-me fora de casa e seguia-me até à universidade. Quis transformar essa dor em ação concreta", contou a jovem de 23 anos à SIC Notícias.
A jovem designer, que tem a particularidade de ser sobrinha da conceituada atriz portuguesa Maria Rueff, conseguiu, em apenas dois meses, que o seu projeto de criar um adereço útil tenha chegado a 12 países e seja utilizado para proteger mais de 600 pessoas.
"Parabéns minha querida sobrinha @julieta.rueff por este prémio que sublinha a importância da tua criação ( granada pacífica ) e que nos enche de orgulho! Brava! ??", escreveu a atriz orgulhosa numa publicação nas redes sociais.