Não apenas em Espanha, mas um pouco por todo o mundo, o livro de memórias de Juan Carlos tornou-se num dos assuntos do momento. Porque, de entre todas as suas recordações mais profundas, o rei emérito resolveu trazer à tona algumas bem polémicas, nomeadamente a má relação com Letizia.
Se os rumores sobre esse assunto sempre foram fortes, até aqui nunca tinha havido uma confirmação oficial. No entanto, Juan Carlos disse-o com todas as letras. Acusou Letizia de ser uma pessoa difícil, de não promover bom ambiente na Coroa, e de erguer um fosso na família, afastando-o, inclusivamente, das netas.
A resposta de Letizia chegou de forma silenciosa, mas firme. A rainha não comentou diretamente o assunto, mas não se escondeu e na sua reaparição pública - numa gala de entrega de prémios de inovação - após a polémica, transmitiu uma forte mensagem através do look que escolheu, vestindo-se de vermelho integral, o que, de acordo com os especialistas espanhóis no assunto, não foi casual, uma vez que todos os visuais da monarca são elegidos para passar uma mensagem. E neste caso usar vermelho transmite energia, confiança e poder, simbolizando não só a força como a vitalidade.
Desta forma, Letizia terá querido transmitir que não se sente constrangida nem intimidada com as revelações do sogro e que não se esconderá da polémica.