André Ventura, candidato à Presidência da República e líder do Chega, continua envolvido nas mais diversas polémicas e, desta vez, poderá mesmo ter consequências legais.
De acordo com a SIC Notícias, o parecer da Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados, no sentido de autorizar Ventura "a prestar presencialmente depoimento, na qualidade de réu", perante o Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, deverá ser aprovado por unanimidade no final da sessão plenária desta sexta-feira.
Em causa estão os polémicos cartazes do Chega sobre o Bangladesh e comunidade cigana, que lhe valeram novas acusações de racismo e xenofobia. Recorde-se que o Ministério Público anunciou que abriu um inquérito, na sequência de várias denúncias, incluindo a queixa-crime do movimento SOS Racismo.
De lembrar ainda que o Ministério Público pediu também recentemente o levantamento da imunidade parlamentar de Ventura para ser ouvido "como arguido" na sequência de uma queixa por alegada difamação ao antigo deputado do PSD Joaquim Pinto Moreira, depois de Ventura ter acusado Pinto Moreira de receber "dinheiro para fazer obras" e de "trocar obras por presentes".