
As autoridades policiais estão a investigar se o socialite José Castelo Branco, de 61 anos de idade, agrediu, ou não, a esposa (de acordo com relatos alegadamente feitos pela própria), a joalheira norte-americana Betty Grafstein, de 95, na suíte do hotel Inglaterra, onde se encontravam instalados no Monte Estoril, em Cascais, mas esta não é a primeira vez que são apontadas ao ‘marchand d’art’ acusações de negligência em relação à idosa milionária.
Há exatamente um ano, a revista TV Guia revelava a história, comprovada por documentação oficial, de que José Castelo Branco não tinha pago obrigações fiscais da mulher em Portugal, nomeadamente vários IMI’s referentes à propriedade desta em Sintra, e que essas falhas atiraram a milionária norte americana para a lista de devedores até 25 mil euros no site da Autoridade Tributária (AT).
Em entrevista à revista, José Castelo Branco explicou, e desvalorizou toda a realidade. "Já falei com os meus advogados. Está tudo com dois advogados seríssimos. O meu filho Guilherme está em cima da situação. Está a par de toda a situação. É o Guilherme que tem feito todos os pagamentos, através de mim, claro", garantiu na altura.
Na altura, Castelo Branco acusava Pedro Pico, o inquilino da casa de Sintra, de ser o responsável pela mancha negra no nome de Betty, e voltava a desvalorizar as dívidas. "Acredito que o Pedro Pico vai cair na dele e que vamos resolver tudo a bem. As penhoras pagam-se, o que é uma m*rd* de meia dúzia de euros, são 40 e poucos mil euros neste momento (março de 2023) nas finanças", disse, espantando-se de seguida quando confrontado com detalhes das dívidas: "Mas 'eles' deixaram de pagar os IMI’s? Ahhhhhhh, ai, ai, não tinha essa ideia. Ai não me fale nisso. Até parece que estamos a roubar ao Estado, que horror. Tinha feito um acordo com o Pedro Pico para pagar a prestações às Finanças. Eu tenho dívidas como a Betty também tem. Eu tenho dívidas de ter passado na via verde com o carro do meu antigo chauffeur, aquele que dizia que eu o roubava e não lhe pagava o ordenado."
Suspeitas de "agressões"
As trapalhadas financeiras não são as únicas acusações de que o socialite é alvo. Duarte Siopa, comentador de social na 'Noite das Estrelas', na CMTV, garantiu no programa saber de suspeitas de maus tratos a Betty Grafstein. "Não se se lembram daqueles empregados que saiam todos de casa de Castelo Branco e entretanto começam a dar entrevistas na televisão e isso foi complicado. Houve uma empregada dele que acabou por viver na minha casa durante sete anos. Muitas vezes lhe disse que não me interessava o que se passava na casa do José Castelo Branco, mas muitas coisas vim a saber", relata, sublinhando: "E essas coisas não sei se são mentira ou verdade, mas há uma capa da revista Lux que mete a Betty com um vestido de lantejoulas e uma pala preta num olho. E ainda o estilista José Carlos era vivo e se dizia que teria sido uma agressão de José Castelo Branco. Se foi ou não, não sei", conta, sem certezas.
Real, para já, é que foram várias as quedas e acidentes que a idosa de 95 anos teve em Nova Iorque, bem como pneumonias, e que levaram a vários internamentos. Só este último internamento, que levou ao afastamento do marido durante duas semanas, terá feito com que a milionária tenha ganhado coragem de denunciar as alegadas agressões por parte de Castelo Branco. Primeiro ao amigo e fotógrafo de jet-set Abel Dias, depois às equipas de saúde do hospital privado onde está hospitalizada e ontem, finalmente, à GNR.