
Pedro Mourinho, de 49 anos de idade, foi talvez o jornalista português que mais marcou até hoje a guerra na Ucrânia, com as suas reportagens e entrevistas neste país de Leste, e veio esclarecer agora dois ou três temas polémicos sobre o seu trabalho para a TVI e CNN Portugal.
"As empresas, seja a TVI ou a SIC, têm seguros especiais que custam balúrdios. Se nos acontece alguma coisa, as pessoas estão sempre seguras. Não tenho dúvidas sobre isso, de que todas as televisões têm seguros e de que existe um controlo especial das seguradoras, porque são seguros muito altos de um lado e do outro. Aquilo que a televisão paga para estarmos lá, por dia, é um balúrdio", disse à 'TV 7 Dias'.
Sobre o dinheiro ganho na Ucrânia, onde esteve várias semanas e onde espera voltar em breve, Pedro Mourinho garante ainda que os jornalistas que se deslocam para o teatro das operações recebem exatamente o mesmo: "Surgiram rumores de que recebíamos um balúrdio para ir para a guerra. Isso é completamente falso, e atenção que isto não é nenhuma crítica nem queixa, porque é aquilo que é pago, portanto o nosso sentido de missão, ele não tem a ver com o que é pago."
Mais à frente, o pivô do 'Jornal das 8' explica melhor a questão do dinheiro que se ganha quando se sai do estúdio e é enviado especial ao estrangeiro: "Recebemos tanto na Ucrânia como receberíamos em Badajoz, são as nossas ajudas de custo e aquilo que nos é pago em pernoitas. Criou-se esse rumor, que não é uma realidade. Ninguém vai para ali para enriquecer. As pessoas vão ali para fazer o melhor trabalho possível, num espírito de missão muito grande, pelo seu canal e pela sua profissão, mais nada."
Após 20 anos na SIC, o jornalista bateu com a porta e mudou-se para a TVI. Hoje, 24 meses após a surpreendente mudança profissional, não se arrepende. "Chegou o momento em que o meu trabalho na SIC estagnou, e isso não tem a ver diretamente com a própria estação, tem a ver com o momento e com o respeito que tu tens de ter com os profissionais, que são igualmente tão bons como tu e que na realidade já lá estão há mais tempo e que fazem outras coisas há mais tempo", reflete Pedro Mourinho, concluindo: "Estou muitíssimo grato à TVI, de ter tido oportunidade de continuar a progredir."