
Realiza-se este sábado, dia 26, no Vaticano, o funeral do Papa Francisco, com líderes de todo o mundo a acorrerem a Itália para uma última homenagem ao líder máximo da igreja católica.
Por ser um funeral de Estado, há algumas regras protocolares a seguir, sendo que o Vaticano pediu aos presentes, incluindo os Chefes de Estado, que utilizassem roupas sóbrias e de cores escuras. Apesar de não ser obrigatório, o preto, no chamado luto, era visto como o tom preferencial para a cerimónia. Praticamente todos os líderes mundiais seguiram à risca o dress code, à exceção de Donald Trump, que em vez do preto, preferiu vestir-se com um fato azul escuro e gravata do mesmo tom.
O visual ainda saltava mais à vista, uma vez que Melania, a mulher de Donald Trump, usou um dos trajes mais tradicionais, incluindo a mantilha, em sinal de total respeito para com o Santo Padre. Já a escolha do presidente dos Estados Unidos foi considerada uma falta de respeito por muitos fiéis, que condenam o facto de não se ter visto de luto.
No entanto, não foi o único. Ao seu estilo habitual, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, vestiu-se de negro mas não usou nem fato nem gravata, optando por uma espécie de traje militar.
Também Joe Biden, antigo presidente dos Estados Unidos, optou por uma gravata azul escura em vez de preta.