
Num momento solene, o Papa Leão XIV presidiu este domingo, dia 7 de setembro, à sua primeira cerimónia de canonização e logo com o primeiro santo da geração 'millennial'. Trata-se de Carlo Acutis, que faleceu aos 15 anos vítima de leucemia, mas que antes disso já tinha dado que falar pelos supostos poderes divinos.
Conta-se que o italiano, que dominava os computadores e fazia a sua evangelização através da internet, tendo sido beatificado pela Igreja Católica, que lhe reconheceu um milagre, que teria ocorrido no Mato Grosso do Sul, no Brasil. Segundo reza a história, uma criança com uma doença rara teria conseguido a cura depois de o avô ter tocado em roupas de Carlo, que se encontravam em exposição na igreja.
"Carlo é uma mensagem de esperança, porque Carlo dizia: ‘Sim, nós precisamos de estar na internet para o bem’. É por isso que o Papa Francisco o chamou de influenciador de Deus”, referiu a mãe.
Em setembro de 2006, o jovem teve os primeiros sinais de leucemia acabando por falecer no mês seguinte. Era para ter sido canonizado por Francisco, mas a cerimónia acabou por ser adiada devido à morte do Papa, cumprindo-se agora com Leão XIV.