'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Casas reais

Rainha Letizia cada vez mais odiada pelos defensores de Juan. Aí estão as provas e os impropérios que se dizem sobre ela

Se dúvidas existissem, a conceituada cronista social espanhola, Pilar Eyre tira as dúvidas: Letizia é a "culpada" de todas as desgraças que desabam sobre a casa real espanhola Pelo menos de acordo com os "juancarlistas". Saiba como...
Por Luísa Jeremias | 11 de junho de 2022 às 14:02
Letizia
Letizia
Letizia
Letizia
pub
Letizia
Letizia
Letizia
pub
Letizia
Letizia
Letizia
Letizia
Letizia
Letizia

Há muito que a mesma frase se escuta nos "mentideros" reais, "à boca pequena": "Felipe é um pobre homem dominado por uma mulher". Quem diz? Os eternos partidários do rei emérito Juan Carlos, apelidados em Espanha de "juancarlistas" que continuam a defender o regresso do antigo rei, acusado e elibado no caso de corrupção, e que se mantém a viver no emirato árabe de Abu Dhabi. Defendem esses partidários, que só a vinda do rei pode travar Letizia - para eles a culpada de todas as desgraças que se abatem sobtre a corte e o país. Culpada porque só faz o que quer, porque "manda no marido" e, claro, porque é uma plebleia que ascendeu a rainha por casamento. 

A tese é defendida com todas as "provas" por Pilar Eyre, uma das mais conceituadas especialistas em monarquia espanhola, que ataca no seu blog, sem receios, estes defensores de uma realidade que já passou. "A republicana camuflada, a amiga de Pablo Iglesias [líder do Podemos, partido de extrema-esquerda], a faminista", escreve Pilar, recordando algumas das "acusações" que os defensores da antiga monarquia fazem à nova rainha. Mais: segundo a cronista, Letizia é dada como a culpada do afastamento de Felipe do seu pai, Juan Carlos e de ter desdenhado o sogro aquando da visita deste a Espanha para participar nas regatas de Sanxenxo. 

Note-se que, nessa viagem que marcou o regresso do rei emérito desde a "fuga" para Abu Dhabi e absolvição, este ano, dos processos de corrupção, Felipe chegou a encontrar-se com o pai, após as regatas. Porém, desse encontro não houve notícias, ficando tudo na privacidade do palácio. 

A carregar o vídeo ...
Juan Carlos em sofrimento no exílio

E a lista de acusações continua: Letizia é, para os amigos do rei emérito, "a que não fala à sogra e às cunhadas" porque se acha "mais" do que elas, a que "vê na filha, Leonor, uma rival", a que foge das missas e das cerimónias religiosas e - sacrilégio! - a que faz má cara à nobreza "que tanto se sacrificou pela família real" e pela pátria. 

No entanto, e apesar de todos os impropérios de que a rainha é acusada, a verdade é que o feitiço pode estar a virar-se contra o feiticeiro uma vez que, ainda segundo Pilar Eyre, na sua visita a Espanha, Juan Carlos terá sido ignorado por muitos dos seus antigos próximos que, após o escândalo financeiro não querem ser vistos junto ao antigo rei. 

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável